Se você pensou que a Índia é apenas uma terra de encantadores de serpentes e marajás, talvez você queira repensar isso. A Índia também é a terra do misterioso Lago Roopkund, também conhecido por “Lago dos Esqueletos“.
Publicidade
O lago está localizado a uma altura de 4800 metros nas montanhas do Himalaia. O que faz este lago ter um nome tão incomum é fato de existirem diversos esqueletos aparecem boiando quando o gelo derrete durante o verão. Apesar de existirem diversas teorias, ninguém sabe ao certo de onde eles vêm, o que mantém a história um verdadeiro mistério. Aqui estão os dez maiores mistérios do “Lago dos Esqueletos“, na Índia.
10 – Existem mais de 300 esqueletos nas águas do lago. Estudos provaram que eles vêm do nono século d.C.
9 – Apesar dos esqueletos serem semelhantes à de homens de tribos locais, nem todos são similares em termos de altura e construção genética.
8 – Existe uma teoria que sugere que a maioria dos esqueletos pertenciam a iranianos, provavelmente de uma tribo local. Isso aumentaria o mistério, porque tantos imigrantes do Irã iriam para a Índia, ainda mais pelo perigoso Himalaia.
7 – O maior mistério com estes esqueletos no Lago Roopkund é qual seria o motivo de tantas pessoas morrerem no mesmo lugar. Ao que tudo indica, a melhor teoria é de que foram atingidos por uma nevasca e acabaram morrendo após serem atingidos por tanta neve.
6 – Não existem sinais de nenhum ferimento ou armas nos restos mortais dos esqueletos que foram encontrados nos lagos. Tudo o que foi encontrado são marcas de lesões em suas cabeças, como se tivessem sido atingidos por algo muito pesado.
5 – O lugar onde o lago está localizado não faz parte de nenhuma trilha dos caminhos do gigante Himalaia. Então, isso levanta ainda mais perguntas sobre o mistério do porque tantas pessoas seguiam para aquela região.
4 – Uma parte promissora desta teoria aponta que eles eram peregrinos que estavam buscando chegar ao Nanda Devi Raj Jat. Entretanto, é discutido porque um grupo de peregrinos seria encontrado com diversos objetos de madeiras e lanças de ferro, junto aos esqueletos. Peregrinos indianos nunca carregavam armas com eles enquanto estariam a visitar seus deuses.
3 – Outra teoria sugere que os esqueletos poderiam ser restos mortais de indianos que cometeram suicídio em massa. Essa teoria é aceita por muitos, mas ainda se questiona o motivo pelo qual as pessoas escolheriam aquela parte do Himalaia para tal e, como eram muitas pessoas, ninguém ficou sabendo disso.
2 – Alguns esqueletos têm pedaços de carne presos neles até hoje. É sabido que os corpos humanos se desintegram muito devagar em temperaturas geladas, entretanto, estes esqueletos possuem quase 1000 anos. Se as carnes de outros esqueletos desapareceram com os séculos, então porque as deles ainda existem?
1 – A presença de certos itens valiosos aponta a probabilidade de que estes esqueletos provavelmente são do Rei Racha Jasdhaval, e de sua esposa grávida, Rani Balampa, que também estavam a caminho do Nanda Devi Raj Jat. Como os outros, nenhuma teoria foi confirmada.
Possivelmente nunca iremos descobrir toda a verdade sobre o lago, apesar de pesquisadores dizerem que os esqueletos encontrados ali pertencem a três grupos de genéticas distintas, depositados ali por um milênio em diversos eventos.