El Dorado, a cidade perdida do ouro

Sendo uma das lendas mais conhecidas de todos os tempos, a cidade perdida de El Dorado tem sido procurada por milhares de aventureiros em busca de seu ouro.

A lenda de El Dorado pertence a perdida cidade do ouro, que pode estar localizada em algum lugar da América do Sul. Ainda para ser descoberta, isso não fez com que historiadores e caçadores de recompensa parassem de procurá-la.

Publicidade

Cidade perdida de El Dorado

Publicidade


Desde o início da lenda, em 1500, milhares de pessoas tentaram locar a “cidade dourada” e seus diversos rumores, pela América Latina. Então, de onde o mito de El Dorado vem, e quais são as possíveis localizações da mesma?


As lendas colombianas do tesouro

A tribo Muisca, do centro da Colômbia, é conhecida por existir desde depois de 800 d.C. Para eles, El Dorado, ou “A Dourada”, representa seus chefes indígenas. Pesquisas e textos antigos revelam que El Dorado da Colômbia nunca foi considerada uma cidade para ouro.


Evidências arqueológicas e contos espanhóis falam que durante cerimônias de iniciação seus caciques ficavam cobertos de pó de ouro e eram levados ao centro do Lago Guatavita, em uma jangada. Assim que chegam no meio, jogam preciosos objetos de ouro, além de joias, oferecendo agrados aos deuses.


Outras histórias contam que o chefe tinha tanto ouro que ele se cobria com pó de ouro e que mergulhava em um lago para pegar o tesouro de ouro. Isso acalmava os deuses, e Muisca acreditava que assim podiam receber algumas regalias e harmonia para o meio ambiente e seu grupo. Exploradores espanhóis ouviram essa história e foram liderados por suas ganâncias. O sedutor conto de El Dorado rapidamente se tornaria conhecido como um lugar desconhecido nas Américas.

A cidade de El Dorado

Surpreendentemente, em 1545, espanhóis “famintos por ouro” tentaram secar o Lago Guatavita. Eles removeram uma significante parte de ouro, porém, não conseguiram chegar até o fundo que supostamente existia em uma parte muito profunda do lago.


Em meados de 1500, muitos outros exploradores confirmaram que encontraram El Dorado. Foi aí pensado que Sir. Walter Raleigh havia a encontrado no fim do século. O trajeto foi encontrado em mapas ingleses e descritos como uma região no Norte. Este lugar pensava-se ser interessante até 1800, quando Alexander von Humboldt provou o contrário durante sua própria exploração na América do Sul.


Rumores de outros tesouros

A lenda de El Dorado se originou na Colômbia e parece ter evidências suficientes para explicar os acontecimentos hoje. Entretanto, ainda há outros rumores de quê o tesouro fica em Peru, tendo sua existência até hoje. Caçadores ainda acreditam que existe uma cidade prometida na América do Sul.


A lenda peruana descreve que a saqueada de Cusco e como Francisco Pizarro ficou com todo o ouro da cidade inca. Entretanto, os incas tiveram meses de preparação antes do ataque de Pizarro a seus tesouros. Estes tesouros incluíam múmias de ouro de outros líderes da tribo.


Haviam rumores de que as quantias estavam escondidas em um antigo labirinto que se percorreria embaixo do Peru e de Equador. Quando Pizarro foi para o ataque a Cusco, muitos artefatos pensavam estar desaparecidos. Pizarro e seus homens não foram capazes de localizar o restante do ouro desaparecido, múmias e artefatos, apesar da vasta exploração nos túneis inca.


Expedições atuais para encontrar El Dorado

Nos dias atuais tentativas de encontrar El Dorado aconteceram por volta dos anos 2000. O monastério de São Domingo encontrou túneis incas subterrâneos. Nada concreto foi encontrado, mas interessantemente, radares revelaram que parece ser a entrada para um largo túnel abaixo do monastério. Outra tentativa de encontrar os vestígios do mito de El Dorado aconteceu em 2001.


Um documento de 1600 foi descoberto pelo arqueologista italiano Mario Polia, descrevendo a cidade que poderia ser El Dorado, localizada em uma área conhecida como Paratoari, no Peru. Pelas investigações pareciam haver áreas que indicavam os destroços de uma civilização. Novas viagens para a região de Paratoari são difíceis devido ao terreno, e fazem a busca para El Dorado muito custosa.


El Dorado

Infelizmente, o surgimento moderno da caça ao ouro liderou diversos saques históricos exclusivamente para ganhos monetários. Isso é roubar a comunidade científica e o mundo de sua habilidade de estudar os artefatos para descobrir mais sobre as fascinantes culturas anciãs que juntava todas as peças.


De acordo com o artigo publicado por Dr. Jago Cooper, curador do Museu Britânico, para a BBC, a “história do ouro de El Dorado significa que uma vasta maioria de objetos de ouro colombianos foram derretidos, e os valores reais de tais artefatos se perderam para sempre na cultura antiga”.


Hoje, El Dorado ainda tem que ser encontrada na América do Sul. Tempo e tempo mostraram novas pesquisas de caçadores de recompensa, porém, até suas respectivas mortes nas procuras. A perda de artefatos culturais, conhecimentos sociais e arqueológicos, fazem a busca pela lenda de El Dorado desvantajosa para a sociedade. Entretanto, sonhar não custa nada. O sonho romântico repleto de contos de cidades ricas, recheadas de tesouro, sempre estará vivo.

Publicidade

Compartilhar


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments