Conseguir o emprego dos seus sonhos

Encontrar um emprego pode ser difícil, mas se você seguir alguns passos simples, pode se dar bem.

Está tentando conseguir um emprego mas sem resultados positivos? Se a resposta é sim, você talvez esteja agindo de forma incorreta. Consultores de carreira afirmam que conseguir um emprego full-time é um dos erros que se comete.

Publicidade

Para consultar classificados, mandar currículo e esperar ligações para concretizar uma entrevista não é preciso passar 8 horas do dia, com duas horas é suficiente para tentar encontrar a vaga dos seus sonhos. Pelo menos isso é o que afirma o consultor de carreira e diretor adjunto da Fuqua School of Business em Duke University, Steve Dalton, em seu livro The 2-Hour Job Search (Procura por Emprego em 2 horas, na tradução do inglês, editora Ten Speed Press).

Conseguir um emprego nos dias de hoje não é uma tarefa fácil já que cada vez mais o mundo do trabalho está mais competitivo. Passar 8 horas por dia navegando na rede em busca de oportunidades anunciadas por empresas para garantir uma nova posição no mercado é perda de tempo, diz o autor.

Emprego dos sonhos

Publicidade

Hoje em dia é possível conseguir um emprego graças à tecnologia para quem está procurando por uma vaga. No entanto, para os selecionadores, o trabalho ficou mais complexo, pois isso fez com o número de postulantes aumentasse em proporções gigantescas o que aumenta a complexidade dos recrutadores para analisar cada currículo.

Para contornar essa situação, muitas empresas estão apostando a contratar profissionais indicados por pessoas que já trabalham na empresa. Mas, não perca as esperanças. Isso não significa que se você não conhece a pessoa da empresa não possa conseguir o emprego. A seguir você encontrará três passos que devem ser seguidos por quem quer conseguir um emprego rapidamente.

Como conseguir um emprego

Passo 1: Priorizar
O primeiro passo é fazer uma lista com todos os potenciais empregadores. Nessa lista você deve incluir empresas nas quais gostaria de trabalhar, empresas nas quais trabalham ex-colegas de faculdade ou qualquer curso que tenha feito.

Depois, as empresas que têm colaboradores que você conheça que trabalhem lá. Para isso, tire proveito das redes sociais como LinkedIn e Facebook para descobrir isso. Por último, verifique qual a sua motivação (de 1 a 5) que o leva a querer trabalhar em cada um desses lugares e pesquise se há ofertas de trabalho em aberto anunciadas por elas. Dessa forma, você organiza as empresas para que fique no topo da lista aquelas para as quais você está mais motivado para trabalhar.

Passo 2: Entrar em contato
O segundo passo é fazer networking. O que é isso? Estabelecer uma rede de contatos que uma você a essa empresa. Para isso, procure os conhecidos que trabalham para as empresas do seu interesse, pois serão elas que poderão dar as tão importantes referências suas para os recrutadores.

Entre em contato com estas pessoas por meio de mensagens curtas, sem mencionar o seu interesse por uma vaga de emprego, no primeiro momento. Depois demonstre que quer saber mais sobre o mercado em que ela atua, proponha um encontro entre vocês para discutir o assunto. Diga que quer aprender com ela.

Passo 3: Preparar-se
Conseguir um emprego usando estes passos é possível se fizer cada uma das etapas corretamente. Depois que você obtiver uma resposta positiva de algum dos seus contatos, comece a fazer uma pesquisa sobre a empresa. Isso aumenta suas chances de ir bem preparado a uma entrevista caso isso ocorrer. De acordo com o autor, o método apresentado no livro tem trazido resultados positivos e é parte obrigatória do currículo acadêmico dos alunos de MBA da Fuqua Business School.

Publicidade

Compartilhar


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments