As diferenças entre Lobisomem e Licantropo

Saiba quais são as diferenças entre o lobisomem e o licantropo, uma pessoa portadora de uma disfunção conhecida como licantropia.

Vejam bem, não há muito o que se falar sobre as diferenças entre estas duas criaturas. A diferença é que a primeira é uma mitologia poderosa e ancestral que frequenta a mente humana desde tempos imemoriais e a segunda é bem real e existe até hoje apesar de muito rara.

Publicidade



Vamos lá, é simples: O lobisomem é o ser mitológico, a lenda, por assim dizer. Um homem ou mulher que tem a particularidade de se transformar numa besta sedenta que anda nas quatro patas mas que pode erguer-se para andar de forma bípede ou quadrúpede. De qualquer forma é um ser humano transformado em um animal propriamente dito e portanto, sempre e sempre, um híbrido.

Já o licantropo não tem nada a ver com o lobisomem a não ser o fato de se julgar um; ou melhor, julgar-se transformado em um animal.

A licantropia é tão somente uma doença mental, um estado alucinógeno em que o paciente atacado acredita que está transformado em lobo, daí o nome licantropo (Lycaon + antropo – onde lycaon é uma referência ao personagem da mitologia grega, Licaão, o rei que foi transformado em lobo por um deus do Olimpo).

lobisomem

Publicidade



Num ataque de licantropia, que se resume a pouco mais do que um ataque de esquizofrenia, não há, obviamente, nenhuma transformação a não ser na mente do atacado que, neste estado, pode ser perigoso para outros e para ele mesmo.

Publicidade

Compartilhar


Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jo Alex SG
Jo Alex SG
7 years ago

Excelente! Vou adicionar este link à postagem em meus blogs educativos sobre as lendas de lobisomens! Muito obrigado!