Arsene Wenger tem uma longa e bem-sucedida carreira no Arsenal e, apesar de não ter vencido muitos títulos nas últimas temporadas e ter errado algumas vezes, é considerado um dos melhores pelos meios de comunicação e pelos fãs. Confira agora uma lista com as 10 melhores contratações de Wenger no Arsenal.
Publicidade
Menções honrosas – Patrick Vieira, Samir Nasri, Gael Clichy e Emmanuel Adebayor
Publicidade
Eu sei que você está se perguntando porque Vieira não está na lista final. O motivo é simples: Patrick Vieira assinou com o Arsenal em Agosto de 1996, enquanto Wenger foi anunciado como técnico em Setembro daquele ano. Embora seja claro que Wenger teve alguma influência na contratação do francês, é difícil dar-lhe o crédito, já que ele não estava no cargo ainda.
No caso de Samir Nasri, Gael Clichy e Emmanuel Adebayor, não vamos entrar em detalhes de cada transferência, mas as características são idênticas. Todos os jogadores foram contratados por valores relativamente baixos e Wenger conseguiu vendê-los no futuro com muito lucro. Vamos ao top 10.
10. Kolo Touré – Valor: £150k (Compra), £16m (Venda)
Touré teve uma carreira fantástica como jogador do Arsenal, embora em seu começo tenha jogado como meia-direita, ele sempre foi um jogador utilitário capaz de jogar em qualquer posição. Isso mudou ao longo do tempo e ele se tornou um defensor fantástico, formando uma dupla incrível com Sol Campbell. Foi muito bem sucedido e foi o coração da defesa na temporada invencível do Arsenal. Apesar de ter se envolvido em uma discussão com o companheiro de equipe William Gallas e pedido para sair do clube, foi vendido com um enorme lucro.
9. Emmanuel Petit – Valor: £2.5k (Compra), £5m (Venda)
Petit foi uma das primeiras contratações de Wenger e ele imediatamente se tornou um dos destaques da campanha responsável por levar o Arsenal ao primeiro título da Premier League em quase 10 anos. Ele foi fundamental no meio-campo, cobrindo Vieira para que o mesmo pudesse ir ao ataque como elemento surpresa, fazendo com que o Arsenal chegasse ao ataque com tremendo ritmo e incisão. Foi vendido com 100% de lucro e sua carreira após o Arsenal provou que Wenger o vendeu no momento certo.
8. Sol Campbell – Valor: Transferência gratuita
O grande Campbell, talvez a mais controversa contratação de Wenger, era na época um dos melhores defensores do futebol mundial. Foi comprado de graça junto ao Tottenham e teve um impacto imediato. Ele formou uma fantástica parceria com Kolo Touré que permaneceu invicta por uma temporada inteira. Ele conseguiu se encaixar na equipe imediatamente e ganhou dois Campeonatos Ingleses, três Copas da Inglaterra e duas Supercopas da Inglaterra. Contando o fato de que foi uma transferência gratuita e o Arsenal conseguiu contratar o jogador de seu maior rival, foi uma das melhores contratações de Wenger.
7. Fredrik Ljungberg – Valor: £3m (Compra), £3m (Venda)
Ljungberg é um exemplo perfeito do brilho de Arsene Wenger no mercado de transferências. Ele foi comprado por um valor baixo e era relativamente desconhecido, mas mesmo assim conseguiu um causar um impacto quase imediato. Ele era muito rápido e tinha a habilidade de sempre estar no lugar certo na hora certa para marcar gols. Foi assim que ele marcou 71 gols em 300 jogos, um número que não é ruim para um meio-campista.
6. Nicolas Anelka – Valor: £500k (Compra), £22.5m (Venda)
Apesar de não ter permanecido no Arsenal por muito tempo, Anelka foi a primeira estrela jovem de Wenger. Comprado por 500 mil euros ainda adolescente, Anelka era tido como esperança nos Gunners. Ele conseguiu marcar 23 gols e 50 jogos, o que foi bastante surpreendente para um jovem jogador. Mas que o que realmente impressionou foi o retorno que a venda dele para o Real Madrid proporcionou: Com o dinheiro da venda, o Arsenal trouxe Henry, Sylvinho e Lauren, um negócio fantástico.
5. Marc Overmars – Valor: £7m (Compra), £25m (Venda)
Overmars chegou do Ajax após ganhar 3 títulos nacionais em uma curta carreira. Em sua primeira temporada no Arsenal venceu mais dois títulos, evoluindo junto com o clube. Apesar de não ter durado muito, mas marcado muitos gols, particularmente em grandes jogos, ele até hoje é um dos favoritos dos torcedores até hoje. Sua venda gerou ao clube um lucro de quase 200%, ajudando nas contratações de Robert Pires, Sylvain Wiltord e o confiável Lauren.
4. Cesc Fabregas – Valor: £500k (Compra), £35m (Venda)
Aqui tempos um talento incrível que Arsene Wenger descobriu aos 16 anos de idade. Ele o transformou em um dos melhores jogadores do mundo. Fabregas era um jogador incrivelmente técnico, daqueles cuja habilidade não é vista com muita frequência. Além de uma grande habilidade técnica, Fabregas organizava a equipe de forma espetacular. Ele se tornou o mais jogador mais jovem na história a ser escalado no time principal do Arsenal, com 16 anos e 177 dias de idade. Apesar de ter vencido apenas dois títulos com a camisa do Arsenal, sua contribuição do clube não pode ser subestimada.
3. Robert Pirès – Valor: £6m (Compra), Grátis (Venda)
Comprado por apenas 6 milhões de euros provenientes do lucro da venda de Marc Overmars, é justo dizer que o francês forneceu algo de maior valor do que dinheiro. Ele foi um sucesso fenomenal e em uma equipe de lendas como Dennis Bergkamp, Patrick Vieira e Igors Stepanovs, conseguiu se destacar. Ele marcou 84 gols, sendo 19 em apenas uma temporada, um número alto para um meio-campo. Ele venceu duas vezes o Campeonato Inglês, três Copas da Inglaterra e inúmeras honras individuais, sendo considerado até o futebolista Inglês do ano pela FWA na temporada 2001/02.
2. Robin van Persie – Valor: £2.5m (Compra), £30m (Venda)
Van Persie é um jogador realmente incrível, com muita habilidade e goleador nato. Ele teve uma carreira indubitável no Arsenal, sua habilidade de marcar os gols mais inacreditáveis, virou ídolo. Na temporada 2011/12 chegou a ser comparado com Messi e Cristiano Ronaldo. Quando resolveu trocar o Arsenal pelo Manchester United, encheu os cofres do clube.
1. Thierry Henry – Valor: £11m (Compra), £16m (Venda)
Não tinham dúvidas de quem seria o primeiro da lista não é? O maior artilheiro da história do Arsenal e maior ídolo do clube, Thierry Henry. Um goleador incrível com várias qualidades excepcionais. Em 369 jogos pelo Arsenal, marcou 226 gols e deu 92 assistências. Thierry Henry é sem dúvida, a maior contratação do “Professor” Arsene Wenger.