A Juventus é um dos maiores clubes do mundo, com uma história invejável. Porém, como todo clube, a “Velha Senhora” já passou por anos muito difíceis, chegando até a ser rebaixada no episódio conhecido como “Calciopoli“.
Publicidade
Publicidade
2006
A Juventus era rebaixada para a Série B do campeonato italiano, começando com menos 30 pontos (que seriam reduzidos para menos 9). Zlatan Ibrahimovic, Patrick Vieira, Zambrotta, Cannavaro e Thuram deixam o clube.
Mais tarde naquele ano, a Velha Senhora contrata um dos piores defensores que vestiriam sua camisa, Jean-Alain Boumsong (que marcaria seu último gol pela Juve contra a rival Internazionale).
2007
Em 2007, a Juventus foi campeã da Série B e estava de volta para a Série A. Deschamps pediu a contratação de Ribery e Luca Toni, mas acabou recebendo Iaquinta e Tiago, o que culminaria em seu pedido de demissão.
Claudio Ranieri foi contratado como o novo treinador, substituindo Didier Deschamps. Ele era considerado alguém que nunca havia ganho nada e Mourinho chegou a chamá-lo de perdedor.
A Juventus contrataria a dupla Jorge Andrade e Almiron naquele verão. Andrade sofreria com uma fratura na patela duas vezes em duas temporadas e faria 3 cirurgias no joelho esquerdo em menos de um ano.
Sergio Almiron jogaria nove partidas em cinco meses e seria emprestado em janeiro seguindo. Ele nunca mais jogaria pela Juventus.
As lendas Del Piero, Buffon, Trezeguet, Nedved e Camoranesi levaram a Juve ao terceiro lugar e à qualificação para a Liga dos Campeões, finalizando uma temporada decente.
A Juventus estava acertada com Xabi Alonso no verão de 2008, mas Ranieri, por algum motivo, preferiu Christian Poulsen ao invés dele. Não se esqueçam do grande lateral esquerdo Cristian Molinaro, especialista em passes de calcanhar.
Enquanto isso, Jonathan Zebina era suspenso por três partidas depois de dar um tapa em um cinegrafista que o insultou.
Na Liga dos Campeões, a Juventus derrotou o Real Madrid duas vezes graças ao grande talento de Alessandro Del Piero, mas não conseguiu vencer o BATE Borisov do mesmo grupo. Os fãs da Juventus nunca esquecerão as manchetes daquele dia.
Os diretores da Juventus decidiram vender Tiago para o Everton naquela temporada, mas ele se recusou a sair, trancando o presidente da Juventus na época Giovanni Cobolli Gigli em um banheiro. Del Piero foi quem escutou o presidente batendo na porta e o salvou.
Durante uma derrota por 2-1 para o Palermo, Zdenek Grygera perdeu um dente. A lenda diz que ele ainda está procurando por aquele dente em Turim.
Juventus não conseguiu vencer um único jogo em sete jogos consecutivos e isso significaria o fim para Ranieri. Ciro Ferrara, uma lenda do clube foi contratado como novo técnico.
2009
As coisas pareciam boas em 2009. A Juve contratou Diego e Felipe Melo por um valor combinado de 50 milhões de euros e se tornaram candidatos ao título.
Também contrataram os vencedores da Copa do Mundo de 2006, Fabio Grosso e Fabio Cannavaro. Talvez por nostalgia.
Precisando de apenas um empate para se qualificar, a Juventus perdeu por 4 a 1 para o Bayern de Munique na Liga dos Campeões. Com direito ao goleiro Butt marcando de pênalti em cima de Buffon.
A Juve perdeu para times como Bari, Catania e Chievo nas semanas seguintes. Ferrara foi demitido e Zaccheroni o substituiria. O momento mais sombrio viria na Liga Europa. A Velha Senhora perdeu para o Fulham por 4 a 1 e foi eliminada. Bobby Zamora destruiu a Juventus.
Com Buffon e Manninger machucados, Chiementi de 40 anos era o titular e Cannavaro, de 36 anos, foi expulso com 26 minutos de jogo.
Ali os torcedores tiveram certeza do delicado momento em que se encontrava um dos clubes mais tradicionais do mundo. Logo após o vexame, a Juventus vencia o Siena em casa por 3 a 0, logo depois o Siena empataria a partida em 3 a 3. O Cagliari também venceria a Juventus em seguida.
A temporada 2009/2010 foi resumida na partida final contra o Milan, em que a Juventus perdeu por 3 a 0. A Juve terminaria em sétimo lugar com saldo negativo de gols. O treinador foi demitido, o diretor foi demitido e até mesmo o presidente foi demitido.
2010
Em junho de 2010 começaria uma nova era. Andrea Agnelli torna-se o presidente e traz consigo Giuseppe Marotta como CEO e Fabio Paratici como diretor esportivo.
Marotta e Paratici tiveram grande sucesso e Luigi Delneri da Sampdoria também seria contratado. Agnelli os contratou para levar a Juventus de volta ao topo.
Delneri sucedeu Mourinho no Porto, dizendo à equipe que venceu a Liga dos Campeões para esquecer tudo que eles haviam aprendido e assistirem o time do Chievo, treinado por ele.
Delneri foi demitido do Porto e da Empoli antes mesmo de treiná-los por um jogo. Com certeza ele era o cara que levaria a Juventus de volta ao topo.
Então a Juventus contratou Milos Krasic, o novo Pavel Nedved (única e exclusivamente por causa do cabelo). Outra contratação cara foi a de Jorge Martinez do Catania. Ele ficou machucado por toda sua passagem pela Velha Senhora.
Depois de todas essas mudanças, os torcedores da Juve ficaram animados para a nova temporada, até que ela começou com uma derrota para o recém promovido Bari.
Enquanto isso, na Liga Europa, a Juventus empatava em 3 a 3 com o Lech Poznan, quando Rudnevs fez um hat-trick.
Depois de empatar pelo segundo jogo contra o Lech Poznan, a Juventus foi eliminada da Europa League com seis pontos provindos de seis empates. Aquele ano terminou com um empate em 1 a 1 contra o Chievo.
O primeiro jogo do ano de 2011 foi talvez o pior. Quagliarella rompeu o ligamento cruzado anterior, Felipe Melo foi expulso e o Parma derrotou a Juventus por 4 a 1, com Giovinco marcando dois gols.
Semanas depois, a Napoli derrotou os bianconeri por 3 a 0 com um hat-trick de Cavani. A Juve teve Toni e Amauri no ataque, talvez o ataque mais lento da história do clube.
A mídia italiana questionou Delneri após a eliminação da Liga dos Campeões. Delneri disse que “não era um problema. A Juventus não vai vencer a Liga dos Campeões todo ano”.
Enquanto isso, Trezeguet era preso por dar falsas informações. A polícia o parou em uma blitz e ele estava totalmente bêbado, ao ter seu nome perguntado, disse que se chamava Del Piero, logo em seguida disse que seu nome era Iaquinta.
Luigi Delneri foi demitido após o término da temporada. Antonio Conte foi contratado em 31 de maio de 2011, efetivamente encerrado os tempos obscuros na história da Juventus. O clube então venceria 9 campeonatos italianos consecutivos, 5 Copas da Itália e 5 Supercopas da Itália, além de ser vice-campeã da Liga dos Campeões em 2015 e 2017.