Arsene Wenger é técnico do Arsenal desde 1996, desde então, o “professor” pediu a contratação de inúmeros jogadores, muitos deles foram um fiasco. Listamos aqui as 10 piores contratações de Wenger nos “Gunners“.
Publicidade
Antes da lista final, menções honrosas devem ser feitas para Julio Baptista, Oleg Luzhny e Philipe Senderos, todos jogadores fracos que tiveram alguns momentos brilhantes que os mantiveram fora da lista abaixo.
10. David Grondin – Valor: £500k
Publicidade
Começamos com alguém que mesmo pessoas que não torcem para o Arsenal vão se lembrar. Ele fez apenas quatro aparições, sendo apenas uma delas na Premier League e foi comprado ao mesmo tempo que Christopher Wreh (que também quase entrou na lista) que foi mais barato e jogava mais.
9. Jermaine Pennant – Valor: £2m (Compra), £3m (Venda)
Jermaine Pennant foi contratado com apenas 15 anos, com muita expectativa. Todos esperavam milagres e, no começo, ele até empolgou marcando um hat-trick. Mas uma série de problemas legais, principalmente por dirigir bêbado, acabaram com sua carreira no Arsenal. Embora não tenha jogado muitos jogos e tenha sido vendido com lucro, ele definitivamente foi um fracasso devido as expectativas em cima dele.
8. Tomas Danilevicius – Valor: £2m (Compra), Grátis (Venda)
Um atacante alto contratado por Wenger por cerca de 1 milhão de euros, sim, o dobro do que o Arsenal pagou por Nicolas Anelka. Ele claramente não impressionou, um jogador realmente ruim. Foi emprestado e eventualmente vendido.
7. Igors Stepanovs – Valor: £1.35m (Compra), Grátis (Venda)
Apesar de um início relativamente brilhante no Arsenal, onde começava a se estabelecer como opção, tudo foi para o espaço em um fatídico dia. Ninguém acreditaria que os Gunners poderiam conceder 6 gols em um único jogo – contra o Manchester United, mas Stepanovs fez o que podia para que isso pudesse acontecer. Ele quase sozinho falhou em todos os gols. Nunca se recuperou daquele dia, um dos piores na história do Arsenal.
6. Mikael Silvestre – Valor: £300k (Compra), Grátis (Venda)
Se Stepanovs foi ruim para o Arsenal, então Silvestre foi uma verdadeira tragédia. Ele nunca apresentou nada além de performances calamitosas e foi quase imediatamente odiado pelos adeptos do time. Não por qualquer coisa que ele fizera em seu passado ou mesmo por sua ética de trabalho, mas pelo simples fato dele ter sido horrível cada vez que pisou no campo. Não houve surpresa quando foi anunciada sua venda, a única surpresa foi o Werder Bremen ter se interessado por ele.
5. Alexander Hleb – Valor: £13.5m (Compra), £15m (Venda)
Um jogador regular e parte vital do time em seu tempo. Veio com grandes expectativas, sendo anunciado como um dos mais temidos jogadores da Bundesliga. Mas a realidade foi frustrante, muito devido as várias vezes em que ele passava a bola quando poderia marcar gols. Apesar de tudo, inexplicavelmente o Barcelona quis Alexander Hleb e o Arsenal lucrou com isso.
4. Richard Wright – Valor: £6 (Compra), £3m (Venda)
Richard Wright assinou com o Arsenal por um valor relativamente alto para um goleiro, sendo apontado como o substituto a longo prazo de David Seaman. Apesar de jogar como manda o figurino, a expectativa era de que ele seria o pilar da defesa do Arsenal por muitos anos, mas não foi. Ele teve a chance de mostrar o seu valor mais cedo que o esperado quando Seaman se lesionou. Ele não conseguiu porque sua forma era lamentável, sendo substituído pelo jovem Stuart Taylor, fazendo com que sua carreira no Arsenal fosse muito curta.
3. Pascal Cygan – Valor: £2 (Compra), £2m (Venda)
Pascal se “encolhia” e fazia o espectador se perguntar como um jogador de futebol profissional podia parecer tão pouco natural em um campo de futebol. Ele raramente parecia confortável e a cada momento que tocava na bola, era um momento de apreensão para qualquer torcedor.
2. Jose Antonio Reyes – Valor: £11 (Compra), £10.5m (Venda)
Reyes tinha apenas 20 anos quando foi contratado pelo Arsenal junto ao Sevilla na janela de transferências em Janeiro de 2004 por 11 milhões de euros. Ele lutou para se estabelecer no clube e, apesar da boa forma, marcou apenas apenas 23 gols em duas temporadas e meia. Não foi um grande feito para um jogador que teve muitas expectativas e poderia ser um dos maiores no futuro. Apesar do enorme potencial, não conseguiu se firmar no futebol inglês, voltando à Espanha e sendo considerado um fracasso e uma das aquisições mais decepcionantes de Wenger.
1. Francis Jeffers – Valor: £8.5 (Compra), £2.6m (Venda)
Francis Jeffers é sem dúvidas a pior contratação de Arsene Wenger. De qualquer ângulo que você tenha o olhado, foi um desastre. Ele quase não jogava e, quando o fazia, era horrível. Ele foi contratado para ser o “coelho da cartola”, algo que o Arsenal aparentemente precisava. Wenger o comprou do Everton por 8,5 milhões de euros e só conseguiu obter 2,6 milhões de euros ao vendê-lo para o Charlton.