Solidão, saiba o que é, causas comuns e como tratar

A solidão pode muitas vezes ser um estado de espírito ao invés de apenas um momento. Descubra mais sobre o assunto, suas causas e possíveis tratamentos.

Solidão não é o mesmo que estar desacompanhado. Muitas pessoas passam por momentos em que se encontram sozinhas, seja por força das circunstâncias ou por escolha própria.



Estar sozinho pode ser uma experiência positiva, prazerosa e trazer alívio emocional, ou ser uma experiência totalmente desagradável e agonizante, a sensação de estar sozinho e de abandono e e ter que passar por esses momentos só. A solidão não requer a falta de outras pessoas e geralmente é sentida mesmo em lugares densamente ocupados. Pode ser descrita como a falta de identificação, compreensão, exclusão ou compaixão.

Publicidade

Causas comuns



Publicidade


As pessoas podem sentir solidão por muitas razões e muitos eventos da vida estão associados a ela. A falta de amizades durante a infância e adolescência ou a falta de pessoas interessantes podem desencadear não só a solidão, mas também a depressão e o celibato involuntário. Ao mesmo tempo, a solidão pode ser um sintoma de um outro problema social ou psicológico, que deveria ser tratado.


A solidão pode ser alguns momentos da vida, ou algo constante, que pode ser por causa de falta de identificação com as pessoas ao redor, não saber se expressar, vergonha, ou não saber impor os seus sentimentos, ideias, opinião, assim gerando um problema na comunicação, e por fim as pessoas acabam se fechando totalmente do mundo ou para as pessoas.

Solidão da sociedade moderna




A solidão ocorre com frequência em cidades densamente populosas; nestas cidades muitas pessoas podem se sentir totalmente sozinhas e deslocadas, mesmo quando rodeadas de pessoas. Elas sentem a falta de uma comunidade identificável numa multidão anônima. É incerto se a solidão é uma condição agravada pela alta densidade populacional ou se é uma condição humana trazida à tona por tal estrutura social.


De fato a solidão ocorre mesmo em populações menores e menos densas, mas a quantidade de pessoas aleatórias que entram em contato com o indivíduo diariamente numa cidade grande pode levantar barreiras de interação social, uma vez que não há profundidade nos relacionamentos, e isso pode levar à sensação de deslocamento e solidão. A quantidade de contatos não se traduz na qualidade dos contatos.


Ou seja, várias pessoas podem estar ao seu redor, falar com você, te ver, mas pode ocorrer de ninguém realmente se importar com você, se importar como esta, o que sente, se esta bem, isso cria uma situação de carência, e quando continua, cria barreiras difíceis de se quebrar.

O ser humano e a solidão




Cada pessoa vem ao mundo sozinha, atravessa a vida como um ser em separado e, no final, morre sozinho. Aceitar o fato, lidar com isso e aprender como direcionar nossas próprias vidas de forma bela e satisfatória é a condição humana.


Muitas pessoas se consideram sozinhas no mundo, por não ter com quem contar na hora dos problemas, por não ter a quem fazer companhia, a não ter alguém para mandar uma carta ou conversar por telefone ou internet, e elas vivem normalmente, porém o sentimento de falta, abandono e exclusão permanece marcado em suas mentes e almas, e pode levar a depressão, uma doença que cada vez vem se tornando mais comum.

Tratamento




Existem muitas formas diferentes para tratar a solidão, o isolamento social e a depressão. O primeiro passo, e o mais frequentemente recomendado, é a terapia. A terapia é um método comum e efetivo de se tratar a solidão, e geralmente é bem-sucedido. Terapias curtas, o tipo mais comum, geralmente se estendem por 10 a 20 semanas. Durante a terapia, enfatiza-se a compreensão da causa do problema; reverter os pensamentos, sentimentos e atitudes negativas resultantes do problema; e explorar as formas de melhora do paciente.

Alguns especialistas recomendam a terapia em grupo como uma forma de se conectar a outras pessoas que passam pelo mesmo sofrimento e estabelecer assim um sistema de apoio. Especialistas frequentemente prescrevem antidepressivos como tratamento ou em conjunto com a terapia. Geralmente ocorrem algumas tentativas de combinações de drogas até que uma combinação mais adequada seja encontrada para o paciente, essa combinação é encontrada pelo método da tentativa-e-erro. Alguns pacientes podem desenvolver uma resistência a certos tipos de medicação e necessitar de uma mudança periodicamente.


Quando você se sente só em casa, na escola, na internet, ouvindo aquela balada deprê, se sentindo inútil para qualquer coisa, sem importância para qualquer um, esquecido, abandonado, ou que não encaixa a ninguém e a nada, vá espairecer, fazer um bolo, ler um livro, assistir um filme ou série, mesmo que ninguém se importe com você e mesmo que achem que você não é bom para nada e para ninguém, se ame, porque se você se amar, tudo vai ficar bem, porque se você se importar com você, já é uma pessoa que se importa com o que você pensa e sente.

Publicidade

Compartilhar


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments