Saiba mais sobre as bandeiras náuticas

As bandeiras náuticas são parte de um código de comunicação entre navios mundialmente conhecido como Código Internacional de Sinais.

Todos aqueles que de um modo ou de outro convivem com a navegação já se depararam, em alguma ocasião, com algumas bandeiras aparentemente muito estranhas, que normalmente são utilizadas para decorar inúmeras festas com motivos náuticos.

Publicidade

Publicidade

Até mesmo algumas empresas com afinidade com o mundo náutico utilizam estas bandeiras em seus comerciais. Um bom exemplo é o comercial das lanchas da empresa Fibrafort, de Santa Catarina. Mas o que são, de onde surgiram e para que servem estas bandeiras? Estas bandeiras são parte integrantes de um código de comunicação entre navios mundialmente conhecido como Código Internacional de Sinais (CIS ou Signal Code).

Este código se destina a facilitar a comunicação entre navios, quando houver problemas de comunicação por motivo de idiomas diferentes, pois em qualquer língua elas têm o mesmo significado. Este código já existe desde o século XVIII, criado pelos ingleses e mais tarde adotado por todas as Marinhas do mundo.

Estas bandeiras podem ser usadas (hasteadas) sozinhas ou em grupos. Quando hasteadas em grupos numa mesma adriça (corda de içar bandeiras), formam milhares de sinais, também com milhares de significados que só podem ser decodificados por aquele que tiver em mãos um Código Internacional de Sinais completo.

Quando uma destas bandeiras é hasteada sozinha numa adriça ela tem um significado bastante simples e este significado deve ser memorizado pelos navegantes.

Cada letra do alfabeto e cada número possui a sua bandeira respectiva e cada bandeira alfabética tem um significado.
Cada letra do alfabeto recebe um nome específico, de acordo com o alfabeto fonético internacional de comunicações. Assim, a letra A é chamada de Alfa, a letra B é chamada de Bravo e assim por diante.

A seguir, uma tabela completa com as bandeiras, seus nomes no alfabeto fonético e seus significados quando içadas (hasteadas) sozinhas numa adriça de um barco:
A Alfa – Mergulhador na água, mantenha-se afastado
B Bravo – Transporte de carga perigosa
C Charlie – Sim, afirmativo, concordo
D Delta – Mantenha-se afastado, estou manobrando com dificuldades
E Echo – Estou guinando para boreste
F Foxtrot – Estou à matroca, comunique-se comigo
G Golf – Solicito prático (ou estou arrastando redes quando içada por barcos de pesca)
H Hotel – Tenho prático a bordo
I India – Estou guinando para bombordo
J Juliet – Mantenha-se bem afastado de mim. Tenho incêndio a bordo e tenho carga perigosa a bordo ou estou com vazamento de carga perigosa.
K Kilo – Desejo me comunicar com você
L Lima – Pare imediatamente seu barco
M Mike – O meu barco está parado e sem seguimento
N November – Não, não concordo
O Oscar – Homem ao mar
P Papa – Todas as pessoas embarcadas devem regressar a bordo porque o navio vai sair
Q Quebec – O estado sanitário de meu barco é bom
R Romeo – (sem significado quando içada isoladamente)
S Sierra – Minhas máquinas estão dando atrás
T Tango – Mantenha-se afastado; estou arrastando rede em paralelo
U Uniform – Você se dirige para um perigo
V Victor – Solicito auxílio
W Whiskey – Solicito assistência médica
X Xray – Suspenda a execução do que está fazendo e observe meus sinais.
Y Yankee – Estou arrastando o meu ferro.
Z Zulu – Solicito rebocador. (Quando feita por barcos de pesca operando nas proximidades de áreas de pesca, significa “estou lançando redes”).


0 Zero

Estas bandeiras numerais são chamadas de galhardetes e não têm significado quando içadas (hasteadas) isoladamente, devendo ser complemento de outros sinais com bandeiras alfabéticas.
1 Uno
2 Dois
3 Três
4 Quatro
5 Cinco
6 Seis
7 Sete
8 Oito
9 Nove

Publicidade

Compartilhar


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments