Blogueiros, criadores de conteúdo ou donos de blogs ou sites, sejam eles novos ou experientes, devem aproveitar ao máximo os recursos fornecidos pelo Google Search Console (anteriormente conhecido como Google Webmasters Tools). Para os blogueiros, o Google é como um deus, sendo o mecanismo de pesquisa mais popular e utilizado. Assim, ele é uma fonte de tráfego orgânico para muitos blogs e sites na internet. O Google Search Console foi projetado para tornar um blog ou site mais amigável ao Google.
Publicidade
Uma vez que tornar um blog amigável ao Google é muito importante, o Google Search Console é uma ferramenta indispensável para os blogueiros. Se você ainda não possui uma conta no Google Search Console, crie uma o mais rápido possível. Ele possui muitas ferramentas e recursos que ajudarão você a tornar seu blog mais amigável ao Google.
Um blog amigável ao Google significa ter um bom SEO, mais tráfego orgânico, melhores classificações, melhor posição nas páginas de resultados, entre outros benefícios. Portanto, existem razões suficientes para que um blogueiro comece a usar regularmente o Google Search Console. Neste artigo, você verá alguns recursos muito importantes do Search Console e como você deve utilizá-los para otimizar seu blog.
Publicidade
Mensagens importantes do site
É recomendado fazer login em sua conta do Search Console todos os dias e verificar as “novas mensagens do site”. Essas mensagens notificam o usuário sobre problemas importantes relacionados ao blog. Elas alertam sobre questões como aumento de links quebrados (404), presença de malware no blog/site, aumento de tags duplicadas, etc. Essa é a maneira do Google informar que um problema sério surgiu em seu blog e você deve resolvê-lo imediatamente. Se você não o fizer, suas classificações nos resultados de pesquisa serão afetadas.
Melhorias de HTML
Essa opção chama sua atenção para problemas como tags de título duplicadas, tags meta duplicadas, descrições meta curtas, etc. Resolver esses problemas aumentará ainda mais a eficiência do seu blog e a experiência do usuário. Os donos de blogs ou sites devem regularmente frequentar esta seção no Search Console e monitorem tags de título duplicadas, tags meta, etc.
Tráfego de pesquisa
Esta seção possui várias opções. Ela ajuda o usuário a entender de onde vem exatamente seu tráfego orgânico, consultas de pesquisa, impressões, cliques, etc. Também mostra outros dados analíticos importantes, como o número de sites externos que estão vinculados ao seu blog, links internos no seu blog, etc. Portanto, se você deseja ter uma ideia das estatísticas e números de tráfego do seu blog, use esta seção.
Índice do Google
Esta seção possui opções como verificar o status do índice, palavras-chave de conteúdo, etc. A opção de palavras-chave de conteúdo é especialmente útil, pois ajuda a entender as várias palavras-chave relacionadas ao seu blog e sua importância.
Rastreamento
Uma seção muito importante do Search Console. Ela mostra dados importantes, como erros de rastreamento (erros do site e erros de URL – erro 404) em seu blog, estatísticas de rastreamento, etc. Outra opção importante nesta seção é o “Mapas do site”. Essa opção permite que um blogueiro teste e envie mapas do site de seu blog. Enviar um mapa do site ajuda os robôs do Google a conhecerem bem a estrutura do seu blog e permite que eles o rastreiem de forma mais eficiente.
Malwares
Notifica a saúde do seu blog. Essa opção informa se seu blog está livre de malwares ou não. Se o seu site estiver infectado por malwares, ele mostrará uma notificação e descreverá detalhes, como as páginas infectadas em seu blog, o tipo provável de malware, soluções, etc. Recomendo que os blogueiros verifiquem regularmente a saúde de seus blogs usando essa opção. Se o seu site estiver infectado por malwares e você não os remover, o Google alertará os visitantes do seu blog sobre a ameaça de malware. Isso é ruim para o tráfego do seu blog.
Ferramentas adicionais
Se você deseja verificar a autoria do seu blog no Google, esta seção será muito útil. Nas ferramentas adicionais, você encontrará a “Ferramenta de teste de dados estruturados (ferramenta de rich snippets)”. Essa ferramenta ajudará você a verificar a autoria do Google para o seu blog.
Laboratórios
Esta seção possui opções como estatísticas do autor, visualização instantânea, desempenho do site, etc. As estatísticas do autor serão exibidas apenas se sua autoria tiver sido verificada. A opção de visualização instantânea pode ser usada para verificar a pré-visualização do Google do seu blog. A opção de desempenho do site pode ser usada para verificar estatísticas como tempo de carregamento da página, velocidade de carregamento, etc. A análise de velocidade da página é um recurso muito útil. Basta inserir a URL do seu blog. O Google analisará a velocidade de carregamento do seu blog e atribuirá uma pontuação de desempenho (em dispositivos móveis e desktop) de 0 a 100. Ele também fornecerá sugestões para melhorar a velocidade da sua página.
Esses são alguns recursos muito importantes que você encontrará nas ferramentas do Google para webmasters. Lembre-se de usar regularmente esses recursos e o Google Search Console para melhorar seu blog.