O tênis com certeza é um dos esportes mais amados em todo o mundo. Porém ainda existem muitas pessoas que não são familiarizadas com o tênis como o que acontece com o futebol. Por isso, existem muitas dúvidas em relação aos termos e ao modo de contagem do placar.
Publicidade
Apesar do modo de jogo atual do tênis ter sido criado na Inglaterra, as raízes do tênis são inteiramente francesas, a partir daí conseguimos explicações para termos e o modo de contagem do placar desse maravilhoso esporte.
Você com certeza já se perguntou (ou ficou confuso) sobre como o sistema de pontuação do tênis era estranho. A contagem de 15, 30 e 40 pode parecer intrigante para principalmente aqueles que não são familiarizados com o tênis.
Diz-se que o método de pontuação surgiu na França medieval. O sistema foi baseado no movimento de um relógio localizado na quadra. Quando um jogador fazia um ponto, o ponteiro era adiantado 15 minutos. No segundo 30 minutos e assim por diante. Seguindo este método, um jogador teria que fazer quatro pontos para completar uma volta inteira no relógio e assim ganhar a rodada.
Eis que você se pergunta, mas se a sequência era de 15 em 15, porque o próximo ponto após o 30 é o 40 em vez de 45. Isso aconteceu porque em francês, quarante (40) é mais fácil de pronunciar do que quarente-cinq (45). Essa facilidade encorajou o uso do 40 ao invés do 45.
Quando ambos os jogadores têm 40 pontos, acontece o chamado deuce. Isso também tem conexão francesa. Em francês, quarante a deux significa 40 para ambos. Deux também significa dois, e o jogador tem que fazer dois pontos para vencer após o deuce.
A pontuação zero é representada pela palavra “love”. O que “amor” tem a ver com uma partida de tênis? Este termo surgiu da palavra francesa l’oeuf, que significa ovo, e o símbolo para zero tem a forma de um ovo.