Como “Seven Nation Army” tornou-se o canto favorito do futebol

Três Copas do Mundo depois, o riff de “Seven Nation Army” permanece como canto mais prolífico do futebol. Mas, você sabe como a canção obteve esse status?

Três Copas do Mundo depois, o riff de “Seven Nation Army” da banda White Stripes, permanece como canto mais prolífico do mundo do futebol. É possível dizer o momento exato em que o canto começou a ser usado pelos torcedores: 22 de outubro de 2003, em um bar, em Milão.

Publicidade

Naquele dia, torcedores do Brugge, da Bélgica, estavam reunidos em um bar em Milão para assistir Brugge x Milan pela fase de grupos da Liga dos Campeões. Quando o som do bar começou a tocar um certo hit americano que continha um riff sensacional e cativante. Seven Nation Army havia sido lançada em março daquele ano e, aquela altura já havia conquistado o topo da parada Billboard de Rock Alternativo no início de julho, onde ficou por três semanas, em seguida, começando a desaparecer naturalmente. Mas os membros da “Blue Army“, um grupo de torcedores do Brugge, gostaram tanto do que ouviram que começaram a cantar junto.

12 anos depois, o riff que virou hino é onipresente e aparentemente inevitável em grande parte da cultura esportiva global. A música voltou com o grupo para a Bélgica, onde a torcida começou a cantá-la em jogos em casa. Depois disso, o clube começou a utilizar “Seven Nation Army” em seus alto-falantes após os gols.

Em seguida, em 15 de fevereiro de 2006, o Brugge recebeu o Roma em uma partida pela UEFA Cup. Os visitantes venceram por 2 a 1, e os torcedores da Roma aparentemente pegaram a música de seus hospedeiros.

“Eu nunca tinha ouvido essa música antes de pisar no campo em Bruges,” disse o capitão do Roma, Francesco Totti a um jornal holandês. “Desde então, não consigo consigo tirar o ‘Po po po po po poo pooo‘ da cabeça. Era sensacional e a torcida realmente gostava daquilo. Após isso eu corri para comprar um álbum da banda.”

Assim, “Seven Nation Army”, tendo ido de Milão para Bruges, marchou de volta para a Itália. Os italianos a chama de canção “po po po po”. No momento em que a Copa do Mundo na Alemanha começou em junho, a canção tornou-se tema não-oficial da equipe nacional italiana. Após a Squadra Azzurra vencer a França na final, em 9 de julho, “Seven Nation Army” era plenamente ecoada pelas ruas de Roma.

Em 11 de julho, em Milão, as estrelas do futebol italiano Alessandro Del Piero e Marco Materazzi, fizeram a torcida cantar “Seven Nation Army” de forma fantástica em um show dos Rolling Stones. Após isso, o próprio Jack White disse: “Estou honrado que os italianos adotaram essa música como se fosse suas”. “Nada é mais bonito do que quando as pessoas abraçam uma melodia e fazem com que ela entre para o panteão da música popular.”

Desde então, Seven Nation Army está presente nas maiores competições do mundo dos esportes, cantada por aqueles que movimentam todo e qualquer esportes, os torcedores.

Publicidade

Compartilhar


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments