A habilidade de “Sir” Alex Ferguson no mercado de transferência ao longo dos anos no comando do Manchester United era impecável. Reunimos aqui uma lista com as 10 melhores contratações dele no comando dos Red Devils levando em conta o impacto do jogador e a taxa de transferência paga, bem como a recebida de uma possível venda.
Publicidade
10. Edwin Van Der Sar
Publicidade
A chegada do holandês no verão de 2005, uma janela relativamente terrível para o United, anunciava o fim de uma longa, angustiante e às vezes dolorosa saga pela busca de um sucessor de Peter Schmeichel. Nomes como Van Der Gouw, Bosnich, Taibi, Barthez, Howard, Ricardo e Carroll disputaram essa vaga, mas foi Van Der Sar que realmente devolveu ao United a segurança necessária no gol. Um goleiro brilhante de segurança enorme, que atuou até sua aposentadoria no clube.
9. Roy Keane
Roy Keane chegou ao Manchester United por 3,75 milhões de libras em 1993, um recorde na época. Keane recompensou a bagatela, respondendo em campo com atuações seguras, como na semifinal da Liga dos Campeões contra a Juventus, na Itália, em 1999, onde se sacramentou como ídolo no United, sacrificando-se para a equipe chegar à final em Barcelona, que ele não participaria. Nunca teve medo de falar o que pensava, o que acabou culminando em sua saída do Manchester.
8. Rio Ferdinand
Embora Ferdinand tenha sofrido um declínio dramático em sua forma nas últimas temporadas de sua carreira, devido a problemas com lesões, quando o ex-jogador do Leeds estava em seu auge, foi um dos melhores defensores do mundo. Sua capacidade de ler um jogo era exemplar e, ao lado de Nemanja Vidic, ajudou a formar uma das mais seguras defesas dos tempos modernos.
7. Ruud Van Nistelrooy
150 gols em 220 jogos, sendo apenas um deles de fora da área, Ruud Van Nistelrooy era chamado de “fox in the box”. Ele era tão clínico como poucos atacantes foram, um dos grandes finalizadores da história do futebol.
6. Peter Schmeichel
Ferguson certa vez disse que Schmeichel era a “contratação do século”, e poucos discordam disso. Um dos grandes goleiros da história, Schmeichel tinha uma qualidade incrível, além de organizar a defesa como ninguém, muitas vezes gritando com eles por pequenos erros.
5. Nemanja Vidic
Um líder no campo, forte como um touro e completamente destemido, Vidic não tinha medo de colocar sua cabeça e seu corpo na zona de guerra e é, sem dúvidas uma das melhores contratações que Ferguson fez.
4. Wayne Rooney
27 milhões de libras é certamente muito dinheiro para ser gasto em um jovem de 18 anos, mas, Wayne Rooney não era um jovem qualquer. Suas atuações na Eurocopa de 2004 convenceram Ferguson a abrir mão desse dinheiro e Rooney pagou com um hat-trick em sua estreia na Liga dos Campeões contra o Fenerbahce. Desde então, se tornou uma das lendas do clube, mostrando mais uma vez que Ferguson tinha olhos brilhantes para o talento de jovens jogadores.
3. Ole Gunnar Solskjaer
Solskjaer foi contratado pelo United vindo do Molde, no verão de 1996. Logo tornou-se o “ás” na manga de Ferguson, alguém em que ele sempre poderia confiar se o United precisasse de fôlego ofensivo. Dos 126 gols marcados, 28 foram quando saiu do banco de reservas. Seu melhor momento viria no Camp Nou em 1999, quando aos 48′ do segundo tempo fez o gol que marcava a virada do Manchester United em cima do Bayern de Munique e dava o título da Liga dos Campeões aos Red Devils.
2. Eric Cantona
Seu olhar era distinto, seu carisma e habilidades eram acompanhados por sua imprevisibilidade. Cantona foi absolutamente fundamental para o arranque do Manchester United para o primeiro lugar no futebol inglês. Foi Cantona a que Ferguson confiou como líder de todos os novatos. Seus 82 gols em 185 jogos trouxeram Cantona a essa lista, com toda sua influência dentro e fora dos gramados.
1. Cristiano Ronaldo
Alex Ferguson adotou e criou um adolescente, comprado junto ao Sporting após um amistoso de pré-temporada e esse garoto se tornaria um dos melhores de todo o planeta e possivelmente o melhor de sua época. Ronaldo marcou 118 gols em 292 partidas, antes de ser vendido ao Real Madrid por 94 milhões de euros. Cristiano com certeza foi a maior contratação de Alex Ferguson e também a maior contratação da história do Manchester United.