Unhudo da Pedra Branca, um mito que existe há muito tempo na cidade de Dois Córregos, no interior de São Paulo. Já se passou mais de um século desde a primeira notícia que tivemos desse ser.
Segundo a lenda, o Unhudo é uma espécie de morto-vivo com roupas em péssimo estado, que possui unhas grandes e usa um chapéu de palha. Seu objetivo é assombrar todos que ousarem roubar frutas, flores ou fazer mal algum a mata que envolve a Pedra Branca.
Relatos afirmam que ele mora em uma das cavernas da Pedra Branca, uma elevação que fica bem próxima à divisa entre Mineiros do Tietê e Dois Córregos. O Unhudo costuma atacar todos os que entram na mata com propósito ruim. Certa vez, segundo os mais antigos, um rapaz foi apanhar jabuticabas e recebeu um tapa da criatura, quando acordou, estava do outro lado do rio Tietê.
Publicidade
O Unhudo desperta medo principalmente em pessoas da zona rural, isso fez com que se tornasse a lenda mais famosa de Dois Córregos e talvez uma das mais famosas de todo o estado de São Paulo. A visão que todos tem de um morto-vivo, um bicho, uma assombração, faz com que seu mito passe de geração para geração.
Apesar da lenda existir desde o começo do século XX, foi somente no fim do mesmo que a lenda começou a se disseminar por todo o Brasil no fim daquele século. Isso muito graças as dezenas de reportagens em várias emissoras de televisão, onde o tema era abordado em reportagens e programas jornalísticos ou de entretenimento da época. Com a chegada da internet, e juntamente com ela, sites como o YouTube, o mito se mantém vivo, ainda com muito mistério.
Publicidade
Vídeos
Em busca do Unhudo, um documentário incrível que conta mais detalhes sobre a história da criatura, contando com depoimento de intelectuais, pesquisadores, e pessoas do povo.
De Ponta a Ponta é um programa de informações da TV Tem, afiliada da Rede Globo em São Paulo. Nessa reportagem exibida pelo programa, conhecemos mais relatos sobre aparições e a possível história do Unhudo.