Conhecido como regaleco, peixe-remo, king of herrings ou oarfish em inglês e cientificamente conhecido como regalecus glesne, esse peixe gigante vive nas profundezas do oceano, pode chegar até a 12 metros de comprimento e pode pesar até 270kg.
Publicidade
Imagine um peixe do tamanho de três carros estacionados, pois então, esse é o tamanho do regaleco. Esse peixe vive bem no fundo do oceano, habita as profundezas marinhas de 20 a 1.000 metros de profundidade, assim como a lula gigante e outros tipos de peixes estranhos.
Como eles podem subir ocasionalmente até a superfície e até mesmo até águas rasas, acredita-se que vários contos marinhos sobre monstros e afins podem ter sido vindos de avistamentos desse animal. Eles não têm escamas, apenas um revestimento prateado viscoso. Não tem dentes e se alimentam de peixes pequenos e de zoo plânctons.
Ele também é citado no Guinness Book (O Livro dos Recordes) como sendo um dos maiores peixes vivos. Porém, nem sempre o regaleco foi um peixe conhecido, até meados de 2001 não existia sequer uma filmagem desse animal vivo, o que mudou quando o peixe foi filmado vivo pela primeira vez em 2001.
Em 2010 pesquisadores filmaram o regaleco pela primeira vez no fundo do oceano, seu habitat natural. Também em 2010, na Suécia, foi encontrado um regaleco com 3 metros e 65 centímetros, o que foi um marco, pois há 130 anos não havia registro desse peixe em águas suecas.