É verdade que a imagem de um castelo abandonado, deserto e dilapidado traz diversos sentimentos em pessoas diferentes. Apesar disso, essa é a verdade para o Château Miranda, que ficava localizado na província de Namur, na Bélgica, até ser demolido no topo daquelas colinas.
Publicidade
O castelo pitoresco uma vez foi o local de descanso da família Liedekerke-De Beaufort, além de palco de diversos eventos misteriosos desde quando sua construção foi feita, em 1866. Todos estes mistérios tornaram o castelo um dos lugares mais assustadores da Bélgica e atraíram muitos visitantes e caçadores de fantasmas nos últimos anos.
Aqui estão alguns dos vinte maiores mistérios do Château Miranda, na Bélgica, que vão arrepiar sua espinha.
20 – O Château Miranda também é conhecido por nomes como Château de noisy ou Castelo Barulhento.
19 – A parte final da construção do castelo aconteceu em 1907, quando a torre relógio de 56 metros foi erguida.
18 – O Castelo Miranda é uma estrutura de quatro bases, que lembrariam as pessoas mais de castelos do que conto de fadas.
17 – A família Liedekerke-De Beaufort morou no Château Miranda até o começo da Segunda Guerra Mundial, até que então o local foi tomado a força pelos alemães.
16 – A propriedade também viu um pequeno combate durante a Batalha das Ardenas, que aconteceu em dezembro de 1944, e que durou cerca de 40 dias.
15 – De 1950 a 1970 o castelo foi usado como orfanato e retiro de férias para as crianças. Ele foi tomado e cuidado pela Companhia de Trilhos da Bélgica.
14 – O retiro de férias foi feito para crianças que eram francesas e belgas, dos cinco aos 14 anos, e que estavam sofrendo com alguma doença.
13 – Após o orfanato ter sido fechado, o magnífico castelo serviu como um local para atividades outdoor para crianças, desde 1970.
12 – O castelo foi totalmente abandonado desde 1991, devido a uma falha dos donos em conseguir angaria fundos para uma renovação e manutenção da propriedade.
11 – Em 1995 um incêndio danificou a maior parte do telhado, além de outras estruturas colossais do castelo.
10 – A razão do incêndio segue desconhecida e não foi investigada pela família dos donos até hoje.
9 – Uma tempestade violenta atingiu o castelo em 2006, causando ainda mais danos a propriedade, deixando-a em estado de misericórdia.
8 – A morte repentina do arquiteto chefe
O chefe dos arquitetos do Château Miranda, o inglês Edward Milner, morreu aos 65 anos quando estava trabalhando na construção do Château Miranda. Enquanto aparentemente não havia nenhum mistério associado à sua morte, sua ida seria o primeiro de muitos mistérios que aconteceram no castelo por diversos anos.
7 – Bonecas espalhadas
É verdade que o castelo também serviu como local de férias para jovens crianças por mais de duas décadas, porém, algumas bonecas no chão e penduradas no teto certamente adicionam um pouco de mistério ao lugar.
6 – Sem investidores interessados
Uma propriedade bonita e magnífica como o Château Miranda podia ter sido um grande hotel, com chances reais de atrair muitos turistas ao redor do mundo. Apesar da grande aparência imponente do castelo, nenhum investidor respondeu às ligações dos donos, que estavam procurando por fundos para transformar o castelo em um grande hotel.
5 – Diversas recusas ao município de Celles
Este é outro mistério que envolve o Château Miranda. Enquanto donos não conseguiram erguer fundos suficientes para consertar sua grande propriedade, ainda recusaram diversas propostas feitas pelo município de Celles.
4 – O relógio da torre ainda funciona
Apesar de ninguém utilizar o relógio das torres por décadas, ele ainda funcionava até a demolição. Ninguém sabe qual o tipo de engenharia que está fazendo o relógio correr, mas é muito misterioso. Apesar do relógio não oferecer exatamente o horário correto – até porque seria esperar muito – o mecanismo funciona perfeitamente.
3 – Salas de aula no porão
O porão do castelo tem alguns poucos quartos com lousas neles. Enquanto a presença de lousas pode indiciar o fato de que algumas foram utilizadas como salas de aula para ensinar as crianças órfãs, o que não faz sentido é porque elas ficam no porão. O castelo possuía quartos suficientes que poderiam ser utilizados como salas de aula.
2 – Início da demolição
No começo de 2013, donos do castelo preencheram uma petição para demolir o castelo, e tal demolição começou em outubro de 2016.
1 – Fim do castelo?
No começo de 2017, metade do Château pitoresco já havia sido demolido, junto as suas memórias obscuras e visitantes indesejados.