Conhecido por suas elimination tag team matches, o Survivor Series foi criado em 1987 e juntamente com o Royal Rumble, o WrestleMania e o SummerSlam, forma o grupo dos quatro maiores pay-per-views da WWE. Nesse tempo, tivemos grandes momentos nesse show, momentos memoráveis, inesquecíveis. Confira agora os 10 maiores momentos da história do WWE Survivor Series.
Publicidade
10. Tito, Warrior and Hogan United – Survivor Series 1990
Publicidade
No Survivor Series 1990, várias pessoas tiveram o prazer de assistir vários times de wrestlers combatendo entre si, a aparição de um lutador insano, o início de uma lenda, e a união de atuais lendas naquele ano: Tito Santana, Ultimate Warrior e Hulk Hogan. Mas como essa união foi feita? Eis a questão…
Isso se explica pela estipulação onde depois de algumas elimination tag team matches, survivors se dividem em heels e faces para um grand finale daquele evento, para assim determinar os survivor. No final então foi formado os dois times finais, um composto por Ted DiBiase, Rick Martel, The Warlord, Paul Roma e Hercules, contra o outro time composto por Tito Santana, Hulk Hogan e pelo WWF Champion Ultimate Warrior, tornando assim uma Handicap Match; mas mesmo com desvantagens, os nossos adorados wrestlers conseguiram superar o outro time com muitos Big Boots, Leg Drops e Running Splashes, só não teve muito Flying Forearm Splashes porque Tito foi eliminado, sobrando então Hogan e Warrior para serem considerados os Survivors dos Survivors do Survivor Series de 1990.
9. Chuck Norris e Undertaker – Survivor Series 1994
Em uma Casket Match, Undertaker estava disposto a botar Yokozuna para descansar, principalmente quando tinha Chuck Norris, ele mesmo, a seu lado para evitar invasões, como ocorreu em uma match entre eles no Royal Rumble daquele ano, mas isso é outra história.
Durante este confronto, parecia que havia uma conspiração contra Undertaker, fazendo com que wrestlers aparecessem para distrair Chuck, como King Kong Bundy e Bam Bam Bigelow; enquanto isso, Irwin R. Schyster apareceu no ringue para atacar Undertaker, jogando ele no caixão e saindo depois. Yokozuna, ainda no chão, restaurou algumas forças para se levantar, e sabendo que a única coisa que ele precisava fazer era fechar o caixão, ele foi indo em direção para a apron, e mesmo com a gravidade desafiando-o a ficar de pé, ele tentou alcançar a tampa do caixão para fechá-lo, até o momento em uma mão é direcionada ao pescoço de Yokozuna, era Taker dando um choke nele, e enquanto isso, Double J, também conhecido como Jeff Jarrett foi indo ao caminho do ringue, procurando encrenca, até que Norris, com um grande olhar de fúria, deu um Superkick em Jarrett. Enquanto isso, Undetaker estava na ofensiva contra Yokozuna, até ao ponto de Taker aplicar seu Big Boot nele, fazendo Yoko cair no caixão; e Taker mostrando raiva à união japonesa, pegou a bandeira do Japão de Mr. Fuji e o quebrou, depois indo na apron e encerrando a match, fechando o caixão para sua vitória.
8. The Rocky – Survivor Series 1996
Não se enganem pelo “y” a mais no nome acima, pois era assim que Dwayne Johnson era chamado naquele Survivor Series, Rocky Maivia para ser mais específico, e mesmo com um cabelo estranho e com uma roupa de índio, ele seria o futuro ícone na WWE; “Now there’s gonna be the man right there”, dizia Jim Ross com toda a confiança, e não é que é verdade?
Com Marc Mero, The Stalker e Jake Roberts ao seu lado, foram enfrentar Goldust, Jerry Lawler, Hunter Hearst Hemsley e Crush. Quando Rocky sobrou, ele tinha que enfrentar Goldust e Crush para tornar-se o vencedor da luta. A briga foi intensa, alguns momentos aquilo foi um 2 on 1 handicap match, mas nada impedia o Maivia a dar um Running Crossbody em Crush para dar um pin e um Shouder Breaker em Goldust para ser considerado o único Survivor daquela match, deixando-o muito empolgado pelo momento, deixando milhares de pessoas surpreendidas pelo seu desempenho, e esse era apenas o início de Rocky…
7. O retorno do campeão – Survivor Series 2008
Depois de meses lesionado, John Cena retornava a WWE e estava disposto a tirar de Chris Jericho um reinado surpreendente como World Heavywheight Champion, e esse confronto foi decidido no Survivor Series com muita dor e garra, com vários golpes que quase trouxeram outra lesão a Cena, John demonstrava grande força física para aguentar cada golpe, reversal e submission de Chris até ele realizar o Attitude Adjustement para se consagrar World Heavywheight Champion, com destaque à frase dita pelo Jerry Lawler: “The Champ Is Back”; e com Cena após a luta na rampa de costa mostrando o início de seu reinado.
6. Hulkamaniac Attacks – Survivor Series 1987
No primeiro Survivor Series realizado pela WWE, o destaque do evento era a rivalidade entre Hulk Hogan e Andre The Giant, que formaram seus times para se combaterem. Hogan contava com Bam Bam Bigelow, Ken Patera, Don Muraco e Paul Orndorff para enfrentar o time de Andre que era formado por Rick Rude, One Man Gang, Butch Reed e King Kong Bundy; mas no final, com Hogan eliminado por count-out em uma briga no lado de fora do ringue com King Kong, Bam Bam não teve chances contra Andre e obteve a vitória, além de ser o único Survivor desta match, mas Hogan, insatisfeito com isso, correu que nem louco de volta ao ringue e com seu cinturão, atacou Andre. Mesmo não dando nenhum efeito nele, Hogan mostrou sua soberania contra The Giant e roubou a cena, fazendo suas poses para entreter o público no final.
5. The Rock, The Corporate Champion – Survivor Series 1998
Diferente dos outros anos de Survivor Series, esse ano não teve nenhuma Traditional Survivor Series Elimination Tag Team Match, porque esse ano teve o foco The Deadly Games, um torneiro entre 14 wrestlers para decidir o novo WWF Champion.
Tudo começou com o desentendimento de Vince McMahon com o People’s Champion, fazendo ele sofrer a cada luta, com o poder da The Corporation, tentando tornar a vida dele um inferno, até o dia em que Rock consegue uma vaga para o torneio no Survivor Series, e esfrega isso atacando Vince.
Chegando o dia do pay-per-view, The Rock deveria enfrentar Triple H na primeira fase, mas devido a sua lesão, Big Boss Man o substituiu para tentar de novo uma chance pelo WWF Title, mas em 4 segundos, perdeu com um Roll-Up, em uma das lutas mais curtas já vistas. Passando para as quartas de finais, Rock passava por dificuldades contra Ken Shamrock, até o momento em que Big Boss Man surge na apron e arremessa um bastão para Ken, mas devido ao passe interceptado pelo The Rock, Shamrock foi atacado sem o referee ver e The People’s Champion passa para as semifinais, contra The Undertaker. Nesta match tudo ia bem para The Rock, até que aparece Kane, onde com fúria depois de sua derrota para Taker, deu um Chokeslam em The Rock para desqualificar Deadman, garantindo uma vaga na Final para Rock.
A final chegava, e Mankind vs. The Rock valia então o WWF Title, e depois de um grande confronto, Mankind aplicava o Mandible Claw, até Rock conseguir forças para sair deste golpe e aplicar um Rock Bottom, em seguida de um Sharpshooter. Segundos depois Vince mandava para tocar a Bell, e quando foi confrontar The Rock, uma coisa inesperada acontece: um abraço. Enquanto o comentarista Lawler se mostrava surpreso, Jim Ross falava que todos foram traídos, pois The Rock se aliou aos McMahons e se juntou não apenas a The Corporation, mas se tornou The Corporate Champion, deixando o povo de lado.
4. The First Elimination Chamber – Survivor Series 2002
Em New York City, no famoso Madison Square Garden, foi apresentada pela primeira vez aos olhos do público a Elimination Chamber, onde lá Triple H tinha o desafio de defender o seu World Heavyweight Title contra Booker T, Rob Van Dam, Chris Jericho, Kane e Shawn Michaels.
Como previsto, o caos predominou naquela luta, com muitos golpes dolorosos, como um Five Star Frog Splash da Chamber, Suplex no lado de fora do ringue, e arremessos através do vidro da Chamber. No final o confronto era entre Triple H e Michaels, com tudo o que esta estrutura tinha a oferecer, além de Spinebusters, Elbow Drops, Pedigrees e Sweet Chin Musics. Quem prevaleceu nesta disputa foi Michaels, que com grande orgulho, ergueu seu título para o delírio do público, com direito a chuva de confetes para este momento.
3. O início de uma lenda chamada Undertaker – Survivor Series 1990
22 de Novembro de 1990, o início de uma lenda. E o nome dessa lenda era The Undertaker. Ele foi apresentado no Survivor Series pelo Million Dollar Man, pois ele era o integrante misterioso do Million Dollar Team, onde estavam também Honky Tonk Man e Greg Valentine, contra The Dream Team, composto por Dusty Rhodes, Koko B Ware, Bret Hart e Jim Neidhart. Após sua entrada triunfal, Undertaker causava um grande impacto no ringue, trazendo tormento e dor aos oponentes, e dando o seu primeiro Tombstone Piledriver, onde sua primeira vítima foi Koko B Ware. Mesmo sendo eliminado por count-out, seu time havia ganhado graças ao capitão, Ted, que foi o único Survivor daquela luta, e de novo, este era apenas o início de uma grande carreira.
2. Montreal Screwjob – Survivor Series 1997
O que dizer sobre o Montreal Screwjob que qualquer pessoa já não saiba? Todo mundo deve saber do que aconteceu neste Survivor Series (caso não saiba pode entendê-lo melhor com este artigo), do desentendimento entre Bret Hart, Shawn Michaels e Vince McMahon, uma conspiração que passou a ser vergonha no momento do “tap-out” de Bret para Shawn Michaels em um Sharpshooter, valendo o WWF Title, em um evento realizado em plena Montreal.
Esse momento marcou muito os canadenses que acompanharam na íntegra este desprezo, além de ver também o cuspe de Bret em Vince e o início do conflito pessoal entre eles, marcando este ocorrido como o nome acima, Montreal Screwjob. Ainda bem que tudo foi perdoado com um abraço de Michaels e Hart, e com uma No Holds Barred Match entre Mr. McMahon e Bret Hart no WrestleMania 26;
1. WWF vs. Alliance – Winner Take All – Survivor Series 2001
Uma luta que iria definir o futuro de três federações de pro-wrestling, e também ditaria o rumo que a WWE iria seguir até os dias de hoje. Neste confronto estava o Team WWF, composta pelo WCW Champion The Rock, Big Show, Kane, The Undertaker e Chris Jericho, com o apoio de Vince McMahon e do restante do plantel, contra a Team Alliance, formada pela união da WCW e ECW, representada pelo WWF Champion Stone Cold Steve Austin, Kurt Angle, Booker T, Rob Van Dam e Shane McMahon, com apoio de Stephanie McMahon e do restante do plantel.
Muitas contradições foram destacadas nesta feud, muitos reviravoltas e invasões foram feitas antes desta match; mas no final, tudo que estava em jogo estava para ser decidido entre Austin e The Rock, onde teve muitos reversals e near falls, quando Jericho decidiu dar um Full Nelson Facebuster em The Rock, pensando que ia ser o fim da WWF, mas que foi um outro near fall; momentos depois, com o referee no chão, Angle fez um ataque em Austin com um título, e que resultou em um Rock Bottom e na vitória da WWF. ”The Alliance is dead!” dizia Jim Ross com toda empolgação, assim como todos que viram essa match e desfrutaram uma grande disputa em jogo.