Desde que a wCw foi comprada pela WWE em 2001, muito tempo se passou. Ao longo dos anos tem havido um monte de histórias que distorcem a história da wCw (a grande maioria feita pela própria WWE), que mentem bastante sobre os motivos pelos quais a wCw acabou, de quem foi a culpa, e algumas dezenas de mentiras. Reunimos aqui alguns mitos sobre a wCw, e iremos desvendar o que é verdade ou não.
Publicidade
Aparições de celebridades arruinaram a empresa
Publicidade
Isso não é necessariamente verdade. As pessoas dizem que David Arquette e outros arruinaram a wCw, não podemos defender David Arquette, no entanto, em 06 de julho de 1998, o wCw Nitro recebeu o destaque da NBA no momento, Karl Malone e “desarmou” o Monday Night RAW naquela noite. O Nitro obteve uma audiência de 4.8 contra 4.0 do RAW.
600 mil pessoas mudaram de canal para ver Mankind vencer o título no RAW
Após Tony Schiavone dizer que Mankind iria vencer o título no RAW, 600 mil pessoas mudaram de canal para assistir o feito. Isso é verdade? Sim. A WWE sempre se gabou disso, mas nunca menciona que apesar de todo esse número de pessoas ter mudado de canal, a maioria voltou para assistir a wCw e pegar os últimos 5 minutos de Nitro.
Então a wCw ganhou seus telespectadores de volta, mas a WWE convenientemente ignora esse fato quando conta essa história. Esse é um exemplo de revisionismo histórico da WWE, e é um perfeito exemplo do velho ditado de que “a história é escrita pelos vencedores”. Assim, embora seja verdade, é apenas uma parte da verdade, que tem sido omitida todos esses anos para parecer que isso foi um dos motivos pelos quais a wCw se arruinou.
3. wCw teve uma audiência terrível em seus últimos dias
Completamente falso. Você sabia que o último episódio do Nitro (3.0 de audiência) teve uma audiência maior do que os episódios do Nitro exibidos em seus 5 primeiros meses de existência? Você sabia que o episódio final do Nitro teve mais audiência do que o mais visto episódio do RAW dos dois primeiros anos dos Monday Night Wars?
No momento em que foi comprada pela WWE, a World Championship Wrestling ainda estava entre os programas com maior audiência tanto no canal TBS, quanto no canal TNT, mesmo com queda. Então, o Nitro nunca foi um show com audiência ruim, mesmo em seu pior dia. As piores audiências da wCw são melhores do que a audiência que o SmackDown! recebe.
A wCw faliu
Sim e não. Dizendo que a wCw faliu implica que o show foi um fracasso. Como já dissemos, o último Nitro teve uma audiência de 3.0, e isso não foi um fracasso. Ela não faliu no sentido de ter saído do negócio porque foi ruim. A wCw foi comprada e assimilada na WWE, ela não saiu do negócio. Em cima disso, a wCw não foi comprada porque foi um fracasso, ela foi comprada pelo fato de que a AOL/Time Warner assumiu a Turner Broadcasting e decidiu que eles não queriam pro-wrestling nos canais TBS/TNT.
Não teve nada a ver com audiência ou finanças. Havia um grande número de compradores interessados na wCw. A razão pela qual eles decidiram não comprá-la foi porque a Turner Broadcasting não iria transmiti-la em seus canais, sem nenhum canal interessado em transmitir a mesma, os compradores desistiram.
Vince McMahon foi o único a continuar negociando, o que lhe permitiu comprar a empresa por uma “mixaria”. Então a wCw não faliu ou saiu do negócio, no sentido tradicional. Vince McMahon comprou a wCw e decidiu que ela não iria continuar. Talvez uma decisão da qual ele deva se arrepender, tendo perdido milhões de dólares, visto o vasto sucesso que o retorno da ECW em 2006 fez.