Lady Babushka: Quem é a misteriosa mulher do lenço?

Conheça a história de Lady Babushka, uma figura misteriosa presente no atentado a John Kennedy que intrigou o mundo com sua identidade.

Em diversos casos históricos, existem figuras misteriosas cujas identidades permanecem envoltas em enigma, e Lady Babushka, sem dúvida, se destaca como uma das mais enigmáticas. Seu nome evoca curiosidade, sua presença é inegável, mas sua verdadeira identidade permanece oculta sob camadas de segredo e intriga. A senhora vestida com um lenço russo tradicional se destacou no meio do tumulto caótico da praça Dealey no fatídico 22 de novembro de 1963, dia em que o presidente John F. Kennedy foi assassinado.

Lady Babushka

Publicidade


Enquanto a comitiva presidencial seguia seu caminho pela praça Dealey, em Dallas, Texas, o presidente Kennedy foi atingido por um disparo fatal. Curiosamente, uma mulher foi capturada em inúmeras fotografias e filmagens. Ela estava vestida de preto, sua cabeça envolta em um tradicional lenço babushka russo. Foi esta mulher misteriosa que mais tarde ficaria conhecida como Lady Babushka. Ela estava posicionada a poucos passos do carro presidencial quando os tiros fatais ecoaram. Quase ninguém estava entre ela e o carro do presidente, exceto um homem chamado Charles Brehm e seu filho de 5 anos.

Enquanto o caos se desencadeava após o assassinato, Lady Babushka foi vista segurando sua câmera, aparentemente impassível diante do pandemônio ao seu redor. Em um momento em que a maioria das pessoas estava fugindo do local ou se protegendo, ela permaneceu notavelmente composta, preservando um pedaço da história através das lentes de sua câmera. Após o comboio presidencial ter passado e todos ainda estarem em estado de choque, a Lady Babushka foi vista calmamente atravessando a estrada e saindo da cena do crime em direção ao gramado.

Um dos aspectos mais perplexos da história de Lady Babushka é sua identidade. Apesar de inúmeras investigações e perguntas, seu verdadeiro nome e antecedentes permaneceram esquivos. Várias pessoas se apresentaram ao longo dos anos, alegando serem Lady Babushka, mas nenhuma foi capaz de fornecer evidências conclusivas para apoiar suas reivindicações.

Senhora Babushka
Em 1970, uma mulher chamada Beverly Oliver disse ao pesquisador Gary Shaw em uma igreja em Joshua, Texas, que ela era a Lady Babushka. Oliver afirmou que filmou o assassinato com uma câmera Super Yashica e que entregou o filme não revelado a dois homens que se identificaram como agentes do FBI.

De acordo com Oliver, ela não recebeu nenhum recibo dos homens, que lhe disseram que devolveriam o filme dentro de dez dias. Ela reiterou suas alegações no documentário de 1988 “The Men Who Killed Kennedy“. Segundo Vincent Bugliosi, Beverly Oliver “nunca provou para a maioria das pessoas que estava na praça Dealey naquele dia”. Confrontada com o fato de que a câmera Yashica Super só foi fabricada em 1969, ela afirmou que recebeu a câmera “experimental” de um amigo e nem tinha certeza se o nome do fabricante estava nela.

As alegações de Beverly Oliver serviram de base para uma cena no filme “JFK“, de Oliver Stone, lançado em 1991, na qual um personagem chamado “Beverly” encontra Jim Garrison em uma boate de Dallas. Interpretada por Lolita Davidovich, ela é retratada na versão do diretor como usando um lenço na praça Dealey e falando sobre ter entregado o filme que filmou a dois homens que se diziam agentes do FBI. Surpreendentemente, Beverly Oliver era amiga de Jack Ruby, o assassino de Lee Harvey Oswald, o assassino do presidente Kennedy.

Beverly Oliver Babushka
Em março de 1979, o Painel de Evidências Fotográficas do Comitê Seleto da Câmara dos Estados Unidos sobre Assassinatos indicou que não conseguiram localizar nenhum filme atribuído à Lady Babushka. De acordo com o relatório deles: “Inicialmente, Robert Groden, consultor fotográfico do comitê, aconselhou o painel sobre questões fotográficas pertinentes e materiais relacionados. Investigadores do comitê localizaram muitos dos filmes e fotografias sugeridos, no entanto, alguns itens nunca foram localizados, ou seja, o filme da Lady Babushka, uma fotografia colorida de Norman Similas e o negativo original da fotografia de Betzner.”

Em 18 de novembro de 1994, o pesquisador Gary Mack testemunhou que ele havia sido informado recentemente por um executivo do escritório da Kodak em Dallas que uma mulher na casa dos 30 anos com cabelos castanhos trouxe um filme que supostamente era da cena do assassinato enquanto eles estavam processando o filme de Zapruder. Segundo Mack, o executivo disse que a mulher explicou aos investigadores federais que já estavam no escritório de processamento de filmes que ela correu da Main Street através da grama até a Elm Street, onde parou e tirou uma foto com algumas pessoas na frente do carro presidencial e da Texas School Book Depository. Mack disse que foi informado pelo executivo da Kodak que a foto era extremamente borrada e “praticamente inútil” e indicou que a mulher provavelmente foi embora sem que ninguém registrasse sua identidade. Após sugerir que a mulher da história poderia ter sido a Lady Babushka, Mack então disse ao Conselho: “Eu não acredito que Beverly Oliver seja a Lady Babushka, ou, deixe-me reformular isso, ela certamente poderia ser mas o resto da história é uma invenção.”

Senhora Babushka
Muitas teorias surgiram sobre sua identidade. Alguns acreditam que ela era uma agente do governo ou uma espiã, enviada para documentar os eventos daquele dia fatídico. Outros sugerem que ela era uma espectadora que estava no lugar errado na hora errada, para sempre marcada por sua proximidade com a história.

A história de Lady Babushka está repleta de perguntas sem resposta. Por que ela escolheu permanecer no local do assassinato quando outros estavam fugindo? Qual era o conteúdo do filme que ela alegava ter capturado naquele dia e o que aconteceu com ele? Por que ela manteve seu silêncio por tantos anos, recusando-se a compartilhar sua história? Todos esses mistérios continuam despertando curiosidade até os dias atuais.

Publicidade

Publicidade

Compartilhar


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments