Há poucas facas no mercado tão icônicas quanto a faca de Bowie. Conhecida pela sua grande, curvilínea lâmina, que pode se estender até 30 centímetros, a faca de Bowie é a favorita de muitos guerreiros cinematográficos armados com faca como Crocodile Dundee e Rambo. Entretanto, é justo dizer que nenhum homem jamais brandiu uma faca de Bowie com a mesma precisão violenta que seu fundador, Coronel James “Jim” Bowie.
Publicidade
Publicidade
Quem era Jim Bowie?
Ele era um cara para não se mexer com, isso é certo. Nascido no Kentucky, Bowie passou a maioria de sua infância em Louisiana, onde trabalhou como artesão e especulador de terras. Ele eventualmente mudou para o Texas, operando um império têxtil entre combates em numerosas disputas durante os períodos iniciais de adquirir o Texas do México.
Origem da faca de Bowie
A faca de Bowie foi projetada por Bowie no começo de 1800. A mais famosa versão foi produzida pelo ferreiro de Arkansas, James Black, em 1830. Bowie queria uma faca que poderia funcionar como ferramenta de caça e arma. A faca de Bowie é conhecida por sua característica qualidade, que foi projetada para captura a lâmina de um atacante.
A Briga no Banco de Areia
Foi a Briga no Banco de Areia que iniciou o legado de Jim Bowie e a faca de Bowie. Ele estava em Natchez, Mississippi, servindo como principal no duelo entre Samuel Wells e Dr. Thomas Harris Maddox, ambos de Alexandria, Louisiana. O duelo concluiu com ambas partes não ganhando, o que deveria ser o fim, mas os ânimos se exaltaram entre aqueles no cenário, incluindo Bowie, e logo uma briga começou.
A faca de Bowie atualmente
Caçadores de hoje em dia e entusiastas de sobrevivência pelo mundo todo carregam facas de Bowie, que podem ser usadas para tudo desde cortar pequenos pedaços de madeira a remover escamas de peixe. Quer uma? Felizmente, nós temos uma enorme seleção de facas de Bowie. E elas são todas cobertas por uma garantia de 30 dias, desde que você prometa não usá-las para uma briga ou duelo.
Em Vidalia, o fantasma de Jim Bowie volta à vida
O Parque Riverview RV em Vidalia, Louisiana fica lutado durante um dia. Junto da plateia de acampados de fim de semana, um evento de carro britânico atraiu a atenção. Eles ficaram de boca aberta com os automóveis brilhantes, parecendo não saber que na parte de trás do parque, junto dos bancos de areia do rio Mississippi, o fantasma de um dos melhores lutadores de faca da América estava ressuscitado.
Jim Bowie morreu no Alamo, com uma pistola em uma mão e sua famosa faca na outra. Quantos membros do exército Mexicano ele acabou antes de morrer, ninguém sabe. Quando o general Mexicano, Santa Anna, ouviu de sua captura, ele ordenou que seu corpo fosse enterrado, dizendo que Bowie era muito valente para ser queimado como um cachorro na pira funerária; ele mais tarde mudou de ideia.
Foi em Vidalia onde Bowie ganhou fama. No legendário Duelo dos Bancos de Areia, ele usou sua faca Bowie para acabar um dos seus inimigos e cortar o antebraço de outro. Jornais cobriram a história, com detalhes sensacionalistas da incrível proeza de Bowie lutando, e um herói da fronteira nasceu. Sua faca Bowie, caracterizada por sua longa, curvilínea lâmina, ganhou reputação sozinha.
Todo setembro em Vidalia, população 4.554, eles celebram o legado de Bowie com o anual Festival Jim Bowie. Uma dezena de aspirantes a Jim Bowie, entre idades de 3 e 6, vestidos no melhor de Bowie. Eles vestiam calças e chapéus de cowboy e Srta. Vidalia, vestita de saia e tiara, coroava os vencedores de cada categoria.
Isso foi só um aquecimento para a principal fonte de entretenimento: uma encenação teatral do Duelo dos Bancos de Areia pelo Natchez Little Theater. Com um cachorro quente numa mão e uma jarra gigante de chá na outra, eu assisti com admiração ao fantasma de Bowie surgir vivo na minha frente. Com a graça de uma bailarina, Bowie desviava de balas e espadas antes de fatiar e esfaquear seus inimigos em pedaços. Ele levou dois tiros e uma perfurada e terminou a luta esparramado no chão.
Após a encenação, os espectadores eram serenados por números musicais de atores vestidos como Tom Sawyer e Huckleberry Finn. Mas em Vidalia, a história é marcada com pouco talento exceto a lâmina de uma faca. Bowie, agora morto e enterrado por 164 anos, apreciaria essa maneira.
Confira o vídeo abaixo para ver o Festival Jim Bowie em Vidalia,