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BIN / CUE
Bin e Cue são dois arquivos pertencentes à uma imagem de CD-R/RW ou DVD. Alguns releases de SVCD E VCD são lançados nas imagens dos próprios CDs. Para abri-lo você pode usar tanto o Daemons tools (note que não necessita da Cue para fazê-lo se você alterar para mostrar todos os arquivos, ele abrirá às a BIN) ou queimá-lo com o Nero ou CDRWin. Aconselha-se o CDRWin, por ser o programa que cria esse tipo de imagem.
CAM
Com uma câmera de vídeo digital (DV – Digital Vídeo), os grupos gravam a tela do cinema, normalmente na pré-estreia. Lógico que a qualidade não fica nunca com a qualidade de um DVD. Mas esse meio é para quem quer Novidade / Lançamento antes de todo mundo, as vezes antes mesmo de entrar para o cinema você já poderá tê-lo em seu PC.
DivX / XviD
Dois codecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no formato de compressão MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade. Alguns chamam o MPEG-4 de “MP3 do vídeo”. Com os arquivos em DivX você poderá assistir os filmes com qualidade de DVD som de CD, no seu PC. XVid já possui uma tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita de PCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX.
DivX Rec-Enc
Um DivX re-enc-enc é uma transformação de sua fonte original, por exemplo VCD, e re-codificada para DivX. O objetivo é diminuir o tamanho original do arquivo, para outro bem menor. Encontrado geralmente em partes, como Film.Name.Group(1of2). Com isso, a qualidade do filme é fica mais baixa.
DVDRip
Uma cópia exata do DVD final liberado (aquele encontrado em lojas). Algumas vezes pode ser versão do diretor, o que é raro, mas é o mesmo do DVD comercializado.
DVDScr “DVD-Screener”
A qualidade é idêntica de um DVD comum, porém pode existir algum tipo de material informativo, em forma de texto passando pela tela, ou aparecendo por um determinado tempo, ou até mesmo deixando o filme em preto e branco. Por isso significa que o DVD não é comercial, o DVD comprado em lojas. Ele é para divulgação, distribuídos antes do lançamento, normalmente para jornalistas e imprensa. Pré-lançamento!
Dupe
O DUPE é uma cópia de algo que já existe. Então não tem nenhuma razão para que exista outra vez.
Internal
Um release interno é feito por diversas razões. Os grupos clássicos de DVD fazem muitos releases do tipo INTERNAL. As ripagens do cinema tem uma qualidade mais baixa, então usam o INTERNAL para não baixar a reputação do grupo, ou devido à quantidade de ripagem já existentes. O grupo libera somente os filmes a seus membros. Isto está em o contexto diferente à definição usual.
Limited:
Se o filme teve algum tipo de limitação e o grupo consegue acesso a isso.
Macrovision
Macrovision é a proteção de cópia empregada na maioria dos DVDs.
MKV
O arquivo com a extensão “.mkv” é um Arquivo de Vídeo Matroska. MKV é um formato mais recente do tipo AVI e OGM, porém, com mais recursos.
Matroska
Matroska é uma plataforma que trabalha em cruz, sem patente, com um formato de código aberto, que é ainda mais recente do que OGM. Matroska não é um codec (como MPEG-1, XviD, DivX, ou VP3), mas um container (como OGM) onde você pode colocar video(s) + audio(s) + legenda(s). Os formatos de áudio suportados incluem Ogg Vorbis, AAC, MP3, e AC3. Matroska é mais compacto e possui qualidade melhor do que OGM no mesmo tamanho de arquivo.
NFO
Um arquivo de NFO é fornecida com cada filme ou jogo para promover o grupo e dar informação geral sobre o release, tal como o formato, a fonte, o tamanho, entre diversas informações. NFO = Informações.
NTSC / PAL
NTSC e o PAL são os dois padrões principais usados através do mundo. NTSC tem um frame mais elevado do que o PAL (29fps comparado a 25fps), mas o PAL tem uma definição de melhor qualidade. Os dois tipo de padrões podem ter variações, sendo que no Brasil usa-se o padrão PAL-M e nos EUA o NTSC, para TVs, videocassetes, DVDs.
Nuke
Um rip pode ser “NUKADA”, banida por diversas razões. Se o grupo lançar como TeleSyncs, por exemplo, e não tem nada de “TeleSyncs”, ou o filme tem uma diferença na qualidade do áudio, outro exemplo, a partir de X minutos de filme. Então o nuke global ocorrerá e o grupo perderá seus créditos. Verifique sempre antes os releases para não pegar algo que foi banido, por má qualidade por exemplo.
Nuke Reasons
BAD A/R – Relação de aspecto, distorção do filme.
BAD IVTC – Processo de inversão telecine, conversão de framerates está incorreto.
INTERLACED – Linhas pretas no movimento como a ordem do campo estão incorretas.
Proper
Significa que o primeiro lançamento possuía alguma forma de defeito, som fora de sincronia, baixa qualidade, tela pequena, etc… Então outro grupo lança novamente o mesmo filmes corrigindo o defeito.
RePack
Se um grupo liberar um Rip ruim, liberam um novo reparando os problemas.
SFV
É fornecida também par cada disco um arquivo SFV. Estes são usados principalmente no local (FTP) para verificar se todos os arquivos estão completos.
Programas: pdSFV ou o hkSFV
STV
Filmes ripados de DVD que nunca foram para o cinema, caíram direto para as locadoras e TVs.
Subbed
Ripagem com subtitle (legenda), local de origem do filme (poderá ser até em chinês).
SVCD
SVCD é baseado em MPEG-2 (como no DVD), que permite maiores taxas de variáveis até 2500kbits em uma definição de 480×480 (NTSC), que descomprimida em uma relação de aspecto de 4:3. Devido ao bit-rate variável, o comprimento que você pode ocupar em um único CDR não é fixo, geralmente entre 35-60 min.
SyncFIX
Pacote que conserta a sincronia entre áudio e vídeo de um filme.
TeleCine (TC)
Um TeleCine é uma máquina que copia filme dos rolos de cinema para o sistema digital. O som e a imagem são muito bons, mas esses equipamentos são muito caros e raros.
TeleSync (TS)
O sistema é muito parecido com o CAM, porém o sistema de captação de áudio é externo, já o CAM é onboard (microfone de câmera). Isso ajuda e melhorar e muito na qualidade do som. Muito TeleSync é filmado em cinema vazio ou da cabine de projeção com uma câmera profissional, dando uma qualidade melhor do retrato e do som.
TVRip ou HDTV
Simplesmente a ripagem da TV (TVRip), muito usado em Séries (episódios), Clips (MTV), entre outros.
UnRATED
Filmes sem cortes pela censura internacional.
VCD
É um formato baseado em MPEG-1, com um bit-rate constante de 1150kbit em uma definição de 352×240 (NTSC). VCD’s são usados geralmente para obter de uma qualidade mais baixa com o objetivo de tamanhos menores. VCD’s e SVCD’s são cronometrados nos minutos e não em MB, assim que ao olhar um, parecer maior do que a capacidade de disco e na realidade pode cabe 74min em um CDR74.
XVCD / XSVCD
Estes são basicamente VCD/SVCD melhorados. São ambos capazes de definições e de melhores taxas, muito mas elevadas. Muito difícil de se encontrar.
Bitrate
Bitrate está diretamente ligado à nitidez (qualidade) do filme/música. Quer dizer que em formatos de compressão de áudio e vídeo como MPEG3 e MPEG4, quanto maior for o bitrate mais vezes por segundo o som ou filme original estará sendo reproduzido. O bitrate pode variar, sendo que taxas mais altas de bitrate criam som/vídeo de melhor qualidade.
KVCD
KVCD é uma modificação ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Ela possibilita criar CDs de 120 minutos com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém já existe especificações que geram vídeos de 528×480 (NTSC) e 528×576 (PAL) e MPEG-1 com bitrate variável entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando uma resolução 352×240 (NTSC) ou 352×288 (PAL), é possível “encodar” vídeos com até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80 min.
KDVD
Formato de arquivo 100% compatível com MPEG_2, capaz de rodar em qualquer DVD Player Standard. Esta tecnologia habilita 6 horas de filme em Full D-1 720×480 num DVD, ou algo em torno de 10 horas em Half D-1 352×480 no meso DVD.
RMVB
O RMVB na verdade não é um formato de vídeo, ele é apenas um container, um empacotamento de vídeo que suporta o formato RV9 e RV10, comparando, assim como o AVI, OGM e MKV suportam o DivX e XviD. Uma diferença básica entre o DivX/XviD e RV9/RV10 são que o DivX/XviD foi feito para o Backup de DVDs, mantendo o máximo de qualidade do seu DVD, já o RV9/10 foi feito para servir de stream de vídeo na Web, aqueles vídeos de média/baixa qualidade e então de MENOR TAMANHO. Portanto é uma alternativa pra quem prefere baixar arquivos de 300 ou 400 mb em vez de 700 ou 1 GB, e se a conversão for benfeita, a diferença é praticamente imperceptível no arquivo final.
MP4
Criado em 1999 por uma associação de empresas que desenvolve padrões de compressão de dados digitais, o MP4 é a extensão oficial para a nova geração de arquivos MPEG-4. É uma evolução do MPEG-2, usado pela indústria de TV e vídeo, até mesmo no DVD.
O MP4 dá origem a arquivos menores – 10% do original – sem perda de qualidade, e lida (muito melhor que o MP2) com os diversos elementos do vídeo, como contraste, cor, som ou legendas, tem melhor transmissão e recepção de sinais.
Graças a essa nova tecnologia, filmes são copiados de DVDs nos muito mais populares e baratos CDs. Com isso, podem ser vistos em qualquer computador por quem não tenha um aparelho de DVD.
Os formatos que compoem um MP4 padrão são:
*Som: MP3, AAC e Apple Lossless.
*Vídeo: MPEG-4, MPEG-3 e MPEG.
*Imagem: JPG e PNG.
*Legendas: XMT e BT.