Comprar um imóvel não é o mesmo que comprar uma peça de roupa ou mesmo um automóvel. Se até neste tipo de compras temos que experimentar, ver se tem defeitos e verificar se é confortável, na compra de um imóvel temos que ter também muitas cautelas para não fazermos um mau negócio.
Publicidade
Publicidade
Assinar um contrato sem ler
Muitas pessoas celebram um contrato promessa de compra e venda de um imóvel sem ler atentamente o que lá está escrito. Esse é um erro gigantesco pois o contrato pode prever obrigações ou condições que não lhe são favoráveis.
Imagine que o contrato previa que o imóvel era vendido sem os equipamentos de ar condicionado, ao contrário do que havia acordado com o vendedor, ou que a escritura de compra e venda seria celebrada apenas dali a seis meses, quando na verdade tem muita urgência em celebrar o negócio.
Aposto que se tivesse lido o contrato não celebraria esse negócio, não é assim? Convém ler todo o contrato e se tiver dúvidas consultar um Advogado. Mais vale pagar algumas dezenas de Euros num aconselhamento jurídico do que ter um prejuízo de milhares de reais. Perguntar para os corretores de imóveis também não vai adiantar, eles querem é celebrar a venda o mais depressa possível para ganhar a sua comissão.
Verificar se o vendedor é realmente o proprietário do imóvel
Por incrível que pareça, poucas pessoas têm esse cuidado, que é especialmente importante antes de assinar qualquer contrato promessa de compra e venda. Os tribunais já conheceram muitos casos de fraudes com imóveis, em que os supostos vendedores dos imóveis não são os reais proprietários.
Entretanto, antes da realização da escritura, estas pessoas desaparecem com o valor do sinal ficando os compradores sem esse dinheiro. Verifique quem é o proprietário do imóvel pedindo na uma cópia da escritura do imóvel.
Verificar se a mulher, marido ou herdeiro está de acordo com a venda do imóvel
Se os proprietários da casa forem vários, todos têm que estar de acordo na venda ou o negócio não se fará. Entretanto pode já ter dado um sinal, que será demorado recuperar. Confirme se todos os proprietários intervêm no contrato promessa de compra e venda antes de entregar qualquer sinal.
Verificar se o Imóvel está penhorado ou há algum registro de uma ação judicial pendente
Isto é especialmente relevante se vai comprar o imóvel sem recurso a crédito bancário. De qualquer forma, mesmo recorrendo a crédito não deve assinar qualquer contrato promessa de compra e venda ou entregar qualquer montante e título de sinal se o imóvel estiver nestas condições.
Comprar o imóvel sozinho, sem pedir opinião a ninguém
Quando nos apaixonamos por uma casa temos tendência para desvalorizar os seus problemas ou defeitos. É a mesma coisa quando nos apaixonamos por alguém.
Ter algum amigo ou familiar para nos dar uma opinião é uma boa ideia. Por vezes quem está de fora do negócio vê as coisas com mais clareza.
Pedir a opinião ao vendedor da imobiliária não é uma boa ideia. Para eles os imóveis que vendem são sempre fantásticos e maravilhosos, ou de outra forma não conseguiam vender imóveis a ninguém.
Comprar um Imóvel acima das suas possibilidades
Quando compra uma casa, tem que pensar que está a assumir um compromisso gigantesco, e por isso deve estar confortável com o valor da mesma. Se tiver que fazer muitos sacrifícios para comprar o imóvel, pense que dificilmente vai conseguir fazer muitos sacrifícios durante muitos anos. Nenhuma casa vale deixar de conviver com os amigos, ou passar férias ainda que a meia hora de caminho da sua casa. Se for difícil pagar a casa, as possibilidades de não dar certo serão grandes. Então, compre uma casa de acordo com o seu bolso. Não faça uma hipoteca sobre toda a sua vida por causa de uma casa.