A revista Newsweek produziu um especial com os lugares do planeta que estão ameaçados por problemas ambientais, catástrofes climáticas ou mesmo pela presença e ação direta do homem.
O texto diz que os locais podem desaparecer ou ser radicalmente alterados se cientistas estiverem certos em suas previsões de aquecimento global.
“Seja qual for sua visão de políticas públicas que cercam o tema, este trabalho mostra o que está em risco se formos complacentes face à rápida mudança do clima”, diz a reportagem.
Para quem navega na internet, a revista disponibilizou conhecer os lugares clicando num mapa. Basta escolher a região do mundo e navegar.
Há dois pontos do Brasil O primeiro é Recife, em Pernambuco. A revista diz que a cidade é altamente vulnerável a aumentos do nível do mar, furacões e tempestades. Além disso, a degradação de seus bancos de coral também pode expor a cidade a inundações.
Publicidade
O segundo é a Floresta Amazônica, que cobre cerca de 550 milhões de metros quadrados de nove países e tem 20% de todas as espécies animais e vegetais do mundo. Pelo menos um terço dela poderá ter desaparecido até a metade do século.