O número de graduados em Engenharia está aumentando a cada ano. Isso se deve a vários fatores como o aumento do número de faculdades da área, o aumento do número de ramos de Engenharia (e, portanto, vagas) E à “mania da Engenharia” entre os alunos e seus pais. Muitos alunos escolhem cursar Engenharia por causa da pressão dos pais e familiares. Alguns alunos ficam confusos sobre a escolha de qual curso de Engenharia seguir.
Publicidade
Bem, a confusão é justificada. Hoje, existem vários ramos da Engenharia. Antigamente, costumava haver apenas os ramos centrais – Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil. Agora, o número de cursos aumentou e com ela veio a dúvida sobre qual escolher. Muitos alunos ainda desconhecem alguns novos ramos da Engenharia. Pensando nisso vamos dar algumas dicas para que você escolha qual curso seguir.
Publicidade
Conheça seu interesse
Bem, esta parte é a mais importante. Por que estudamos? Sim, para adquirir conhecimento e usar esse conhecimento mais tarde durante os anos de trabalho. Então, se você escolher um ramo do qual você não se interessa, você não vai gostar do seu trabalho. E sim, um trabalho chato é algo cruel.
Portanto, se você não está nem um pouco interessado em veículos e escolheu Engenharia Automotiva, não será a escolha certa. Por outro lado, se você é apaixonado por veículos e sua mecânica, a Engenharia Automotiva é uma ótima escolha.
Perspectivas de emprego
Qual é a utilidade de um diploma de Engenharia quando você não consegue encontrar um emprego usando-o? Alguns ramos da Engenharia foram afetados pela pandemia. O melhor exemplo foi na área de TI (Tecnologia da Informação). Muitas pessoas foram demitidas ou tiveram que aceitar cortes salariais. Isso afetou muitos engenheiros de TI, que lutaram para conseguir empregos decentes. Portanto, ao escolher seu ramo, tenha em mente as perspectivas de emprego relacionadas a esse ramo.
Analise a área
Antes de escolher um curso, tente analisar a área escolhida. Faça visitas a locais de trabalho, áreas industriais e escritórios relacionados à área de sua escolha. Supondo que você esteja querendo cursar Engenharia Química, visite uma indústria química. Dessa forma, você poderá ver as “situações” que terá de enfrentar quando conseguir um emprego, os desafios que irão desafiá-lo, o ambiente em que trabalhará, etc. Você também pode pedir conselhos a um engenheiro químico e discutir pontos com ele.
Você deve seguir todas essas dicas antes de tomar uma decisão final. Não escolha nenhum ramo sob pressão dos pais ou colegas. Se você escolher algo que não é sua paixão, se arrependerá mais tarde.