Curiosidades sobre os peixes abissais

Alguns fatos sobre os estranhos peixes abissais, seres que habitam as profundezas dos oceanos e evoluíram para viver em condições extremas.

Os peixes abissais são um conjunto de espécies que vive em grandes profundezas do mar, além de serem alguns dos peixes com os aspectos mais diferentes das profundezas. São predadores cruéis, possuindo uma boca caracteristicamente grande, além de uma grande arcada dentária, que é muito afiada. Estes dentes se curvam até os olhos do próprio peixe. E apesar de sua fúria, todos são bem pequenos, chegando apenas até os 30 centímetros.

Peixe Abissal

Publicidade


A cor dos abissais varia entre verde e cinza e preto. Tal animal come crustáceos e pequenas variedades de peixes. Eles podem sobreviver a dias sem comida e acredita-se que adaptaram seus hábitos alimentares devido a escassez no fundo do mar. Tubarões e outras espécies de golfinhos são os predadores desta criatura. Em relação a sua procriação, a fêmea põe seus ovos na água e estes ovos são fertilizados.

Eles se chocam para larvas de cerca de seis milímetros de comprimento. Os peixes abissais vivem média de 15 a 30 anos. Quando capturados, sobrevivem apenas algumas horas. Aqui estão alguns fatos interessantes sobre o Peixe Abissal do Pacífico, um dos mais conhecidos da zona abissal – também conhecido como Peixe-ogro.

Peixe Ogro
20. O Peixe Abissal do Pacífico vive 2800 metros abaixo do mar e é encontrado em águas temperadas e tropicais. Eles raramente são vistos pelos humanos e sua espécie não é afetada pelas atividades humanas.

19. O Peixe Abissal do Pacífico tem um órgão de luz localizado no fim de sua barbatana espinhal. Também, existe um largo número de fotóforos por todo seu corpo. Esses órgãos protegem o peixe de predadores que estão se movendo ao seu redor. Essas luzes ajudam a atrair presas, além de se comunicar com colegas e rivais.

18. Os dentes do Peixe Abissal são surpreendentemente grandes. Quando caçam no escuro, suas presas largas ajudam a segurar e torturar a presa. Na verdade, para atrair sua caça, os peixes esperam sem reação e se movem pelo topo das ondas.

17. Quando um Peixe Abissal pega uma presa de tamanho maior, eles a engolem rotacionando sua móvel cabeça, sendo todos capazes de devorar presas de até o dobro de seu tamanho, devido a seu corpo elástico.

16. O Peixe Abissal do Pacífico faz migrações verticais através do dia. Normalmente, durante a luz do dia, permanecem a uma profundidade de 1.500 metros, e a noite sobem ainda mais das profundezas, para os 600 metros.

15. A espinha dorsal que sai de sua cabeça tem um fotóforo em sua ponta. A luz natural do fotóforo atrai a presa.

14. O Peixe Abissal migra cerca de 24 horas a procura de comida. Durante o dia se alimentam por volta dos 1500 metros abaixo do nível do mar, onde a luz do sol não pode penetrar tão fundo.

13. Os fotóforos em seus lados produzem luzes falsas para confundir os predadores. Já que a comida só está disponível em alturas superiores, eles se movem mais a noite.

12. O Abissal do Pacífico está entre uma das nove espécies de abissais que já foram reconhecidos até o momento.

11. O Peixe Abissal de Solane é o mais comum a ser encontrado no mar profundo. Eles são verdes ou prateados e azulados, com um tamanho de 30 centímetros. Estes peixes vivem por cerca de 30 anos.

10. O Peixe Abissal nada muito rápido para capturar sua presa e então a prende com seus dentes afiados. Eles geralmente comem pequenos peixes, moluscos variados, camarões, anchovas e caranguejos.

Peixe ogro
9. Abissais do Pacífico não são comedores de gente e não atacam humanos.

8. O Peixe Abissal do Pacífico não é uma criatura grande.

7. O animal vive em águas muito profundas e sobrevivem por dias sem comida.

6. De acordo com o Guinness Book, o Abissal de Solane tem o dente mais largo, quando proporcionado a seu tamanho de cabeça.

5. O Abissal pode flutuar sem reação por horas.

4. O maior da espécie pode crescer até 30 centímetros e pesar 23 gramas.

3. O estômago largo permite o Peixe Abissal de estocar comida em grandes quantidades.

2. Sua vértebra atrás da cabeça funciona como um absorvedor de choque.

1. O Peixe Pacífico Abissal é considerado um dos maiores predadores do mar profundo.

Publicidade

Publicidade

Compartilhar


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments