Se você está lendo isso então você deve ser o dono de um aparelho celular. Ah, o telefone móvel, uma necessidade que não se pode viver sem.
Publicidade
Você já derrubou seu aparelho em um tanque com água ou em uma poça por acidente? Ou então deixou ele todo molhado graças a uma chuva repentina? Bem, esse artigo vai te guiar sobre como você deve lidar com essa situação e secar seu celular.
Desmontar o seu celular
Caso seu aparelho fique molhado, a primeira coisa que você deve fazer é desmontá-lo. Remova primeiramente a bateria e seque-a com um secador, ou então com um pano limpo e que consiga absorver bem a água.
Limpe a tela, as pequenas partes e elimine todas as partículas de água visíveis nele. Seque por meio do sol ou de um ventilador.
Use um secador de cabelo: Agora que o processo acabou, pegue seu aparelho e junte todas as peças novamente, certo? Não! Ainda devem existir minúsculas partículas de água dentro de seu telefone. Ai que vai o secador. Utilize-o para assoprar um pouco de ar quente dentro dos circuitos.
Note que você não vai estragar e danificar o “corpo” do aparelho fazendo isso. Não faça isso diretamente na parte do chip, caso contrário, poderá superaquecer partes delicadas.
Truque do arroz
Afunde todo o seu celular e suas respectivas peças em uma vasilha cheia de arroz. O arroz é excelente para absorver umidade. Este passo vai eliminar qualquer possibilidade de umidade.
Deixe-o no arroz por pelo menos uma hora. Após isso, remova todo o pó ou sujeira da superfície do celular. Agora sim você está preparado!
Recomendamos a leitura de toda a publicação, até porque nunca podemos prever o que irá acontecer. Derrubou seu celular na água? Está confuso sobre o que fazer após isso? Primeiramente, remova de imediato seu aparelho da água, para diminuir qualquer risco.
Como nós sabemos, as placas de circuito são o coração de cada aparelho eletrônico. Então, existe uma chance maior de curto quando ele encontra com a água. Siga os seguintes passos:
1)Não aperte nenhum botão, até porque colocar pressão no teclado pode fazer o líquido entrar ainda mais fundo no aparelho.
2) Em todos os casos, a melhor coisa a se fazer é imediatamente retirar a bateria, minimizando energia no aparelho, que pode causar um curto. Isso é muito importante! Também a chacoalhe para secar mais rápido.
3) Remova qualquer objeto ou acessório de seu aparelho, como as capas.
4) Seque tudo com uma toalha, incluindo o exterior de seu aparelho celular, tomando cuidado para não deixar nenhuma água escorrer nas aberturas do telefone.
5) Extraia seu chip e o cartão de memória, deixando as entradas abertas para entrar uma maior ventilação de ar.
6) Até quando tudo estiver seco, é muito provável que uma pequena quantia de umidade permaneça no aparelho, então você vai querer que isso saia de lá antes de ligar o celular.
7) O caminho de maior sucesso nessa ocasião é colocar seu telefone em uma bacia de arroz. Você também pode usar aqueles pacotes de sílicas, que são utilizadas em caixas de tênis. O melhor é deixar no arroz por um ou dois dias.
8) Coloque seu aparelho em um recipiente hermético e cubra-o completamente. Deixe-o lá dentro de 24 a 48 horas para que o material possa secar toda a umidade de seu telefone.
9) Quando você está confiante de que tudo está seco, coloque novamente a bateria e tente ligar o aparelho.
Esperamos que este guia te ajude a consertar seu celular após derrubá-lo na água. Se você souber de alguma outra dica, compartilhe-a na sessão de comentários.