Investir em imóveis requer algum capital inicial para ser lucrativo. Se tiver que contrair um empréstimo para comprar um imóvel, pode ver parte do seu lucro com a venda do mesmo perder-se no pagamento dos respectivos juros ao banco.
Além disso, o processo de compra de um imóvel financiado por uma entidade bancária e registro de uma hipoteca, tem custos bastantes mais elevados do que a compra de um imóvel a pronto pagamento, o que também poderá abater o seu lucro. Não é isso que se pretende. Então, se tem algum capital disponível, este artigo pode ser para você.
Publicidade
Investir em imóveis dá trabalho mas pode compensar muito
Investir em imóveis requer muito trabalho de prospecção. Quem investe em imóveis tem, antes de mais, que gostar de imóveis, pois vai ter que passar algum tempo a identificar bons negócios. A melhor forma de fazer uma primeira seleção é através da Internet. Há inúmeros sites onde se podem pesquisar os imóveis em venda.
Para minimizar os custos, convém focar a pesquisa em imóveis que se situem relativamente perto do local de residência. Um imóvel que se situe a três horas de distância do local da residência do investidor, implica maiores custos de deslocação, assim como um maior investimento de tempo.
Investir em imóveis implica também ter que fazer ligações e marcar as visitas, ter que visitar os imóveis e comparar preços de imóveis semelhantes, para saber se o imóvel está a um preço que lhe permita ganhar algum dinheiro se o vender. Tem que conhecer bem o mercado e isso só é possível com muita pesquisa.
É também importante investir racionalmente, pois um imóvel que não nos agrade pode ser um bom investimento e nem sempre um imóvel pelo qual perdemos a cabeça pode ser um bom negócio. Na verdade, não iremos morar lá, apenas pretendemos lucrar com ele. É pois, importante, não seguir apenas o coração.
Um bom contato, numa imobiliária bem instalada no mercado, pode também ser muito útil para identificar um bom negócio. Apesar de cobrar uma comissão sobre a venda, as imobiliárias estão numa posição privilegiada para identificar o que pode ser um imóvel a preço inferior ao de mercado. Não deve ser, por isso, de descartar, a ajuda que as imobiliárias podem dar na realização de um bom investimento.
Investir em imóveis pode dar trabalho, mas também pode significar a sua independência financeira se investir racionalmente. Há pessoas que fizeram fortunas no mercado imobiliário, investindo e reinvestindo durante anos, com um pequeno capital inicial que foi sendo aumentado progressivamente
A compra de imóveis em leilão
São vendidos, todos os dias, vários imóveis em Leilão Judicial de Imóveis, que foram penhorados no âmbito de execuções fiscais. Também são organizados, regularmente, Leilões de Imóveis dos Bancos, por leiloeiras. Esta é uma forma de fazer bons negócios imobiliários, porém exige muita cautela.
Geralmente nem sempre é fácil visitar os imóveis de leilão em questão. Os executados são os fiéis depositários, a quem cabe mostrar o imóvel aos interessados, mas, como é evidente, a sua maioria não se mostra muito acessível. Comprar um imóvel sem o visitar poderá ser um erro monumental, a não ser que o imóvel pudesse ser arrematado a um preço imbatível.
O investidor tem que ler muito bem a descrição do imóvel para não ter surpresas. Convém ter muito cuidado ao licitar. Um zero a mais e poderá estar a oferecer um valor muito superior.
A venda do imóvel
Depois de ter comprado um imóvel a um excelente preço, há que decidir se deverão ser feitas remodelações ou não. No mínimo, para maior obtenção de lucro deverá deixar tudo funcional. Uma persiana que não funciona e a torneira que pinga, deverão ser arranjados, a não ser que venda o imóvel para remodelação total.
Poderá também optar por fazer uma remodelação maior, mas aí terá que ter a certeza que os melhoramentos acrescentarão valor na venda. Opte por acabamentos neutros para maximizar as hipóteses de vender mais depressa. Mesmo você achando que móveis cor-de-rosa ficariam a matar naquela cozinha, tenha consciência que a maioria das pessoas não gostaria de algo tão arrojado. Esses pormenores podem fazer a diferença entre conseguir ou não vender. Essas remodelações maiores, a não ser que seja um entendido na área, deverão ser realizadas por profissionais.
Para aumentar as hipóteses de venda rápida do imóvel coloque o imóvel à venda na internet nos sites gratuitos. Depressa será contatado por imobiliárias para angariar o seu imóvel para venda. Serão essas mesmas imobiliárias que colocarão o imóvel à venda em outros sites, estes já pagos.
Se quiser vender rápido, também poderá recorrer diretamente a esses sites pagos, convém é ter em conta o seu custo na hora da venda. Quando encontrar um interessado na compra, nunca lhe entregue as chaves do imóvel, mesmo que tenha realizado um contrato promessa.
No Brasil, pelo menos, pode demorar muito tempo se tiver que recorrer à via judicial para retirar as pessoas de dentro de sua casa, caso não comprem o imóvel. O melhor é mesmo contratar um advogado na hora de fazer o negócio se tiver algumas dúvidas.