A incrível violação veio sobre o codinome Projeto MKULTRA. Foi uma cobertura que vazou na mídia a respeito de experimentos humanos ilegais realizados pela Secretaria de Inteligência Científica da CIA, que torturou e manipulou cidadãos americanos e canadenses nos anos 60.
Publicidade
Evidências publicadas indicam que o projeto envolvia a manipulação dos estágios mentais das pessoas através da administração de produtos químicos, hipnose, isolação, abuso verbal, além de outros tipos de tortura.
Os cidadãos utilizados não eram prisioneiros, apenas vítimas inocentes. Apesar de ter tido uma tentativa de fazer esse incidente desaparecer do mapa, o Ato de Liberdade da Informação de 1977 descobriu 20 mil documentos a respeito, resultando em audições com o Senado no mesmo ano.
Mas foi apenas em 2001 que todas as informações se tornaram públicas. Um dos experimentos era introduzir substâncias alucinógenas nas pessoas para que vivenciem situações de dia a dia. A Agência reconheceu que esses testes tiveram pouca utilidade científica. Normalmente poderíamos sugerir que um pedido de desculpa podia ter sido uma boa ideia, mas ninguém pode restaurar a paz e vida daqueles que sofreram essas atrocidades.
Publicidade
Vídeo