Atrações alucinantes no espaço sideral

Confira várias curiosidades sobre planetas, estrelas e muito mais do desconhecido encontrado no imenso espaço sideral.

Apenas em 1989 os cientistas descobriram que havia, de fato, outros planetas fora do nosso sistema solar. Desde então, mais de 2000 foram encontrados, alguns lugares possíveis para humanos habitarem. No entanto, ainda não há informações sobre E.Ts (talvez).

Publicidade

14. Partes negras do espaço

Publicidade


Todos nós já ouvimos sobre buracos negros, mas o que são eles? A estrutura exata ainda não está clara, mas sabe-se que eles são peças extremamente densas de massa, onde a força gravitacional é tão grande que nem mesmo a luz pode escapar.

13. Anti-Tudo


Todos nós já ouvimos o ditado “para cada ação há uma reação” e o mesmo vale para a matéria. Diz-se que uma antimatéria flutua lá fora em algum lugar no espaço para cada tipo de partícula que existe. Quando eles entram em contato, uma grande explosão ocorre!

12. A sobrevivência do mais forte


O que acontece quando duas galáxias entram em contato umas com as outras? Bem, uma começa a se chocar com a outra. Na verdade, o nosso sistema vizinho, conhecido como Andrômeda, está fazendo isso conosco agora. Dentro dos próximos 2 bilhões de anos, eles vão começar um confronto que só deixará um sobrevivente.

11. Uma realidade que confronta a ciência


Por todos os cálculos humanos, a maior estrutura cósmica só deve ser capaz de ter 1,2 bilhões de anos-luz de diâmetro. Mas, o Huge-LQG (large quasar group), uma estrutura de quasares com cerca de 4 bilhões de anos-luz. Vamos deixar a matemática para os cientistas, mas isso é o suficiente para dizer que essa coisa é enorme!

10. Framboesas e rum no espaço


Há uma nuvem relativamente próxima, que tem cheiro de framboesas e sabores de um rum conhecido como Sagittarius B2. A razão é que ele contém metanoato de etila.

9. Planeta dos extremos


Um planeta conhecido como Gliese 581 C é conhecido como um planeta possivelmente habitável. Bem, pelo menos uma parte dele é. Ele orbita ao redor de um sol pequeno e vermelho e faz rotação sincronizada, o que significa o mesmo lado sempre virado para o sol. Isso significa que 40% do planeta iria queimá-lo enquanto os outros 40% iriam matá-lo por congelamento, o meio do planeta é o único lugar onde a vida é possível. O único problema é definir essa área.

8. A verdadeira estrela cadente


Enquanto as estrelas cadentes que vemos são realmente apenas meteoros que entram na atmosfera, estrelas hiper velozes realmente tornam-se foguetes viajando pelo espaço a uma velocidade impressionante. Isso acontece quando uma estrela binária é engolida por um buraco negro. Uma estrela é consumida, enquanto a outra vira um foguete capaz de atingir velocidades incríveis.

7. Quente como gelo


Voltando para o sistema solar Gliese, mas desta vez para visitar o planeta Gliese 436 b, um planeta que estabiliza em 439 °C sendo feito inteiramente de gelo. O núcleo do planeta tem uma tração gravitacional tão alta que as moléculas de água são embaladas com tanta força que ele permanece sólido.

6. Telescópios tão poderoso que podem ver o Big Bang


Ok, não podemos realmente ver o Big Bang, mas parece que parte dele pode ainda estar por aí. Este material possui 200 milhões de anos luz de diâmetro e cerca de 12 milhões anos-luz de distância e parece ser tudo o que sobra do nosso universo. Isso significa que eles estão vendo agora o que aconteceu cerca de 12 bilhões de anos atrás, na época do Big Bang.

5. Grande e no comando


Vamos enfrentá-lo: o Sol é grande, certo? Deve ser um dos maiores objetos no espaço, certo? Nem mesmo perto. Os cientistas descobriram uma estrela 1500 vezes maior do que o nosso sol. Nosso Sol é de cerca de 110 vezes maior do que a Terra. O Canis Majoris VY é 110 vezes maior do que o nosso sol.

4. Andando na superfície solar


Alguma vez você já quis caminhar sobre a superfície do sol? Isso pode ser mais real do que você pensa. Os cientistas descobriram recentemente uma estrela anã marrom com uma temperatura de apenas 80 graus centígrados. A essa temperatura, você pode até mesmo deixar o protetor solar em casa.

3. Ilumine o meu espaço


Imagine estar na escuridão do espaço quando, do nada, uma chuva de raios. Mas em vez de um relâmpago a algumas milhas de comprimento, estamos falando de algo 1,5 vezes maior do que a Via Láctea.

2. Nuvens no espaço


Você sabia que existem nuvens de chuva no espaço? Eles não são como as que existem aqui na Terra, mas existem. Tal nuvem de vapor tem água suficiente para encher os oceanos da Terra 3 milhões de vezes.

1. Planeta feito de diamantes


Imagine um planeta que foi literalmente feito de diamantes. Seu nome é PSR J1719-1438 B, também conhecido como planeta extravagante.

Publicidade

Compartilhar


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments