Índia, um país no qual o críquete é uma religião, é um pouco difícil de se ver crescer o futebol como um esporte popular. Mas, isso não fez com que nós parássemos de admirar o jogo.
Publicidade
A base de fãs deste esporte esta crescendo a cada dia. Este crescimento é evidente devido a diversos garotos utilizarem suas camisas de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. E por quê não? A Índia tem produzido bons talentos quando o assunto é futebol. Abaixo temos uma lista de algumas dessas “lendas”.
I M Vijayan – Centroavante
Nascido em 25 de Abril de 1969, em Kerala, ele também é conhecido como a “Pérola Negra”. Ele jogou por times como o Mohun Bagan, JCT, Polícia de Kerala e Cochin FC. Baichung Bhutia uma vez o descreveu como o jogador mais completo que ele já viu.
Após sua aposentadoria ainda tentou seguir carreira no cinema, trabalhando em um filme da Malásia chamado de Santham. Ele é conhecido por marcar o gol mais rápido da história da SAF, em 1999. Ele foi presenteado com o Prêmio Arjuna, em 2002.
Baichung Bhutia – Atacante
Provavelmente o futebolista indiano mais bem conhecido de sua geração, ele nasceu em 15 de Dezembro de 1976, em Sikkim. Ele mantém o recorde de ser o primeiro indiano a jogar futebol profissionalmente na Inglaterra.
Ele teve uma pequena passagem pelo Bury FC. Além disso, também jogou pelo Mohan Bagan, JCT e East Bengal Club. Teve uma grande parceria ofensiva com I M Vijayan. Foi nomeado o atleta do ano, na Índia, em 1995 e 2008. Além disso, em 2008, também foi honrado com o prêmio Padmashree.
Chuni Goswami – Centroavante
Nascido em 15 de Janeiro de 1938, jogou pelo Mohun Bagan e representou a Índia nos anos de 1950 e 1960. Ele foi o capitão da Seleção que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Asiáticos, em Jakarta.
Um fato interessante sobre ele é que também teve uma boa carreira como jogador de críquete. Disputou 46 partidas oficiais pelos Bengals em uma liga doméstica. Foi presenteado com o prêmio Arjuna em 1963 e o Padma Shri em 1983. Um grande atleta, com certeza!
Jarnail Singh Dhillon – Zagueiro
Nascido no ano de 1963, ele passou sua carreira em clubes como o Khalsa Sporting Club e o Mohun Bagan. Ele marcou o gol da vitória pelo Índia na final dos Jogos Asiático, em Jakarta. Por suas contribuições, ele foi premiado com o Prêmio Arjuna, em 1964. Também, ele é o único indiano a ser o capitão da Seleção All Star da Ásia.
Mohammed Abdul Salim – Ala
Nascido no ano de 1904. Ele foi o primeiro jogador indiano a ser trocado para uma equipe europeia. Ele é conhecido por sua curta passagem pelo Celtic, da Escócia.
Ele estava acostumado a jogar com os pés descalços, e raramente utilizava chuteiras nas partidas. Ele foi um bom ala e se deu muito bem no exterior. Retornou à Índia após algum tempo devido à uma doença.
Peter Thangaraj – Goleiro
Nascido no ano de 1936 em Andhra Pradesh, ele foi recrutado pelo exército indiano em 1953. Jogando por eles, teve uma transição de sucesso da posição de centroavante para se tornar um goleiro.
Sua transformação foi tão boa que acabou se tornando um dos melhores goleiros de sua época. Depois, ainda jogou pelo Mohun Bagan, pelo East Bengal Club e pelo Mohammedan Sporting. Futuramente, em 1967, recebeu o prêmio Arjuna. Também disputou duas vezes o jogo das estrelas da Ásia.
Sailendra Manna – Zagueiro
Nascido em 1º de Setembro de 1924, em Bengal, jogou por times como o Howrah Union e o Mohun Bagan. Representou a Seleção Indiana de Futebol nos Jogos Olímpicos de Londres, em 1948. Também liderou a Índia ao inédito ouro, em 1951, nos Jogos Asiáticos. Foi honrado com o prêmio Padma Shri no ano de 1971.
P K Banerjee – Centroavante
Nascido em 15 de Outubro de 1936, em Bengal, P.K. Banerjee representou a Seleção Indiana pela primeira vez aos 19 anos. Ele venceu a medalha de ouro dos Jogos Asiáticos em 1962. Após sua aposentadoria, retornou para ser técnico e também teve muito sucesso. No ano de 1972, se tornou o treinador da Seleção principal de seu país. Permaneceu no cargo até 1986. Foi premiado com o Arjuna em 1961 e o Padmashree em 1990.