A Grande Fonte Prismática ou Grand Prismatic Spring é a maior fonte de água quente nos Estados Unidos e a terceira maior do mundo, ao lado das fontes da Nova Zelândia.
Publicidade
Os primeiros registros da fonte são dos primeiros exploradores europeus e agrimensores. Em 1839, um grupo de caçadores de pele chegou até o local e o descreveu como “lago de ebulição”, com um diâmetro de 300 pés (90 m).
O “lago” tem cerca de 80 por 90 metros de comprimento e 50 metros de profundidade. Ele expele cerca de 2,100 litros à 70° C por minuto.
As áreas geotérmicas de Yellowstone incluem várias bacias de gêiseres, bem como outros recursos geotérmicos como fontes termais.
Estimasse que Yellowstone possua cerca de 10.000 gêiseres, dentre esses, cerca de 200 a 250 entram em erupção a cada ano, tornando Yellowstone a maior concentração de gêiseres ativos no mundo, graças a sua localização em uma antiga caldeira.
Suas cores diferenciadas – azul com tons de amarelo e laranja -, são resultado de várias bactérias termofílicas que produzem diferentes pigmentos de acordo com a temperatura.
Existe uma trilha que passa por trás da fonte e permite ao visitante subir aproximadamente 120 metros, assim podendo ver toda a bacia de uma só vez. Para uma vista mais próxima, existem passadiços que passam mesmo à beira da fonte e lagoas vizinhas.