Em 1997, o mundo da luta livre foi virado de cabeça para baixo com a ascensão de Bill Goldberg. Desde então, Vince McMahon tem repetidamente tentado recapturar o sucesso que a wCw teve com Bill, com a famosa “fórmula Goldberg“.
Publicidade
Vince McMahon basicamente pegou o personagem de Goldberg e fez uma espécie de fórmula para futuras estrelas como Batista, Brock Lesnar, Bobby Lashley e, mais recentemente Ryback. Com alguns até obteve algum sucesso, como no caso de Lesnar, mas em geral ele nunca foi capaz de capturar o sucesso que Goldberg vivenciou na wCw.
Até mesmo a TNA tentou recriar o sucesso do lutador. Quando Matt Morgan começou sua carreira solo (Antes da gimmick de “Blueprint“), ele foi selado com a “fórmula Goldberg“. Ele copiou os maneirismos, taunts e até mesmo os rosnados de Goldberg. Até mesmo seu finisher (Hellevator) era uma cópia do Jackhammer.
A diferença era, em vez de atirá-los horizontalmente, ele os atirava verticalmente. Depois, veio Crimson, que era também muito similar, até mesmo sua streak. No entanto, nem mesmo a TNA conseguiu recriar a magia do aclamado lutador. Não que todo superstar grande e monstruoso seja uma cópia de Goldberg.
Vamos aos fatos, ele foi o primeiro a usar a gimmick de “Super Soldado“. Por “Super Soldado”, não queremos dizer que ele foi um soldado literalmente, Goldberg foi o primeiro grande lutador a ser “Melhor, mais rápido e mais forte”. Ele era o superstar mais dominante da wCw. Grande, arrojado e mais forte que a concorrência, com seu estilo único.
Agora, vamos olhar os outros lutadores dominantes. Andre The Giant e Big Show eram um gigantes, Ultimate Warrior era uma espécie de herói vindo dos quadrinhos, Psycho Sid era mentalmente instável, Undertaker veio do mundo dos mortos. Hulk Hogan e John Cena eram patriotas que acreditam no trabalho duro, Kane era um monstro, Yokozuna era um lutador de sumô, A equipe The Legion of Doom era formada por guerreiros pós-apocalípticos. Curiosamente, o cara mais próximo de Goldberg antes de Goldberg foi Ken Shamrock. Mas apenas passou perto.
Depois de Bill Goldberg, você começou a ver mais lutadores como ele. É só analisar. Novos lutadores com conceitos parecidos começaram a surgir. Caras como Batista, Bobby Lashley e Ryback. Brock Lesnar foi outro cara que era escrito para se parecer com ele, no sentido destruidor e invencível. A fórmula de caras grandes sempre foi um sucesso no mundo do pro-wrestling, porém foi a “fórmula Goldberg” que aprimorou ainda mais os lutadores em destaque e a forma com que eram vistos.