Jacek Yerka é um artista polonês nascido em 1952, cujo trabalho é focado nos campos da imaginação. Yerka estudou arte na faculdade, antes de se rebelar contra a tendência de pintar com menos atenção ao realismo e detalhe. Em vez disso, ele encontrou o seu próprio estilo estudando as obras dos mestres do norte da Europa como Van Eyck, Dierck Bouts, Robert Campin, Bosch e surrealistas como Magritte.
“Eu fiz a primeira pintura da minha vida um ano antes de ir pra faculdade. Meus instrutores sempre tentaram me convencer a pintar no estilo abstrator mais contemporâneo, e fugir do meu fascínio com o realismo. Eu vi isso como uma tentativa de abafar o meu próprio estilo criativo e me recusei a entrar na linha. Eventualmente, meus professores acabaram cedendo.”
A maioria das pinturas de Yerka se encontram em telas com acrílicos, sendo essas cheias de imagens da infância do artista, fortemente influenciado pelo ambiente de sua casa durante a década de 50, e a cozinha de sua avó, onde ele passou a maior parte de seu tempo. Suas pinturas são munidas de algumas estranhezas e paisagens maravilhosamente caprichadas.
“Para mim os anos 50 foram uma espécie de época dourada. Estes foram os anos da minha infância feliz, cheia de admiração com o mundo ao meu redor”, completou Yerka.
O trabalho de Jacek Yerka tem sido exibido na Polônia, Alemanha, Mônaco, França e Estados Unidos. Seus trabalhos também estão espalhados em museus de arte poloneses. Para mais informações, acesse o site oficial de Yerka: yerkaland.com
A arte fantástica de Jacek Yerka
Conheça as fantásticas pinturas de Jacek Yerka, um artista polonês que brinca com o surrealismo em suas obras.