15 colaborações musicais de gêneros diferentes

Quando os opostos se atraem musicalmente, grandes coisas podem acontecer. Além disso, coisas bem estranhas.

Gêneros são tradições, mas eles também estão comercializando as categorias – uma maneira de marcar um produto para os consumidores para que eles saibam o que eles podem querer comprar. Da mesma forma, colaborações entre gênero envolvem cálculos que são tanto estéticos como comerciais. Artistas Folks podem trabalhar com artistas de outros gêneros para tentar expandir seu som ou expandir seu mercado, para destacar as ligações esquecidas, ou para deleitar-se com a novidade. Abaixo estão alguns dos mais estranhos, mais loucos e, em alguns casos, em linhas acima das melhores colaborações musicais.

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15. Bessie Smith e Louis Armstrong – “Sobbin ‘Hearted Blues”



Pode-se dizer que esta não é realmente uma colaboração de gêneros musicais totalmente diferentes – de volta em 1925, jazz e blues não eram tão distintos; Smith cantou habitualmente com artistas de jazz, e o próprio Armstrong que pode ser visto como um cantor de blues. Mas isso só enfatiza a medida de que as fronteiras de gênero são arbitrárias, para começar; o maior cantor de blues pode trocar frases com o maior músico de jazz, e nem parece que eles estão saindo de casa.

14. Aerosmith e Run-D.M.C. – “Walk This Way”



Talvez o desempenho dos gêneros cruzados mais emblemáticos, completa com uma parede criada apenas para que Steven Tyler possa rastejar-se por ela com alguns alienígenas ectomorfos. A melhor parte é que, talvez, Run-D.M.C. nem sequer se preocupam em mudar as letras, o que sugere que Tyler era um rapper, mesmo sem conhecê-lo.

13. Avril Lavigne e Lil’ Mama – “Girlfriend”



Avril Lavigne tenta um pouco de Rap, enquanto as letras de Lil Mama parecem pegar a energia imprestável do punk. As letras competindo com meninos são bem recontextualizadas também.

12. Sonic Youth e Chuck D – “Kool Thing”



Sonic Youth e Chuck D colaboram com o espírito sexy cool da escola de arte New York bricolage. Todos os gêneros são os mesmos se você estiver suficientemente deprimido.

11. Amerie e Se7en – “Take Control”



Amerie assentiu a sua descendência coreana aqui, trazendo K-pop para apresentar com Se7en a bordo cantando um coro nesse treino funk alucinante.

10. Dan the Automator com Mike Patton e Jennifer Charles – “Archie e Veronica”



O produtor de hip hop Dan the Automator se uniu com artistas de rock Mike Patton e Jennifer Charles para fazer “Lovage”, um álbum de flamboyant neogótico psicodélico. Um exemplo de como, juntamente com colaborações, 1 + 1 pode ser igual a π.

9. Johnny Cash e Nick Cave – “I’m So Lonesome I Could Cry”



Nick Cave geralmente fica aguardando pelo Rock, no qual ele é um grande entusiasta da música de raízes antigas; Johnny Cash geralmente deixa o country para mais tarde, embora ele tenha flertado com o rock de vários tipos ao longo de sua carreira. Ambos soam perfeitamente confortável juntos neste número de Hank Williams, vocais irregulares de Cash desencadeando grande melodramático que pulsam em Kurt Weill do Cave.

8. Violent Femmes (com John Zorn) – “Black Girls”



O álbum do Violent Femmes “Hallowed Ground” é um dos álbuns mais estranhos dos anos 80, e “Black Girls” é talvez a sua faixa mais estranha.

7. Joni Mitchell e Jaco Pastorius – “Coyote”



Mitchell colaborou com uma série de artistas de jazz, incluindo Wayne Shorter e Charles Mingus. Seu trabalho com Jaco Pastorius é, penso eu, um dos favoritos de todo mundo. O baixo distintivo, perfeito, mas incongruente parece espelhar vívida, mas desconfortável o romance das letras – colaboração entre gênero esbeltos, um caso de amor.

6. Bing Crosby e David Bowie – “The Little Drummer Boy / Peace On Earth”



O diálogo de abertura de alta disciplina e o casaco roxo de Bowie, um tanto obscuro quanto adorável é este dueto. A voz de Crosby é inevitavelmente enfraquecida pela idade, mas seu gosto permanece impecável; seus “bum-bum-bum-bums” escorregam em torno dos pulmões de chumbo de Bowie. Eu poderia ter feito com um pouco mais de contenção da orquestra, mas ainda assim é muito mágico.

5. Barbra Streisand e Donna Summer – “No More Tears”



A maioria das colaborações aqui tem Rock envolvido como um dos participantes. Não é assim com este disco pop de 1979. Summer, na verdade, saiu em turnê com uma produção de “Hair” no início de sua carreira, então a colaboração é organizada; discoteca, música e teatro pertencem juntos.

4. Willie Nelson e Booker T. Jones – “Moonlight In Vermont”



Álbum de sucesso do cantor country Nelson com padrões pop que foi produzido e arranjado por a grande alma Booker T. Jones que os apresentou, mais conhecido como o líder Booker T. & do MGs. Os resultados não são realmente o Country ou o Soul, mas parecem existir em vez de um meio termo de jazz fácil de ouvir.

3. Jeri-Jeri com Mark Ernestus, “Gawlo Version”



Uma colaboração entre o grupo de percussão senegalês Sabar Jeri-Jeri e o produtor Mark Ernestus. Ernestus não pode trazer nenhuma eletrônica a musica; seu papel é simplesmente a produção – e remixagem, como aqui, embora o desempenho hipnótico é tão repetitivo que você não pode mesmo necessariamente dizer onde Ernestus já preparou as coisas. Techno cruza para Sabar e Sabar apenas para techno ao descobrir que eles já estavam mais ou menos no mesmo lugar para começar.

2. Itzhak Perlman & Andy Orchestra Klezmer Statman – “Tati Un Mama tants”



O violinista clássico Itzhak Perlman gravou seu maravilhoso álbum Klezmer em 1995.

1. Jimmie Rodgers e Clifford Gibson, “Let Me Be Your Sidetrack”



Jimmie Rodgers era uma influência para um número de artistas de blues, mais notavelmente “Howlin ‘Wolf“, cuja assinatura era uma versão modificada do famoso yodel azul de Rodgers. A parceria aqui acontece com Rodgers e Gibson quem tem Contry e blues no nome, respectivamente.

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