10 Mistérios sobre o Sudário de Turim

O Santo Sudário é uma peça que mostra a imagem de um homem que foi crucificado. Muitos acreditam que essa peça cobriu o corpo de Jesus após sua morte.

O Sudário de Turim é como um antigo tesouro de família, passado de geração em geração, cada um sussurrando sua história misteriosa. Localizado na encantadora cidade italiana de Turim, ao norte, é uma relíquia que cativou tanto estudiosos quanto pessoas comuns por séculos.

Sudário de Turim

Publicidade


O Sudário de Turim, por séculos, acreditava-se ser a verdadeira roupa utilizada para enrolar e enterrar o corpo de Jesus Cristo. Em outro lado, esta teoria foi desconsiderada por outros especialistas que consideram isso como nada além de um mero boato medieval.

Imagine isso: lá no século XIV, as pessoas na pequena cidade francesa de Lirey não conseguiam resistir em exibir sua posse preciosa – o Sudário. Eventualmente, ele chegou às mãos da Casa de Savoia e tem sido guardado na aconchegante Catedral de São João Batista em Turim, na Itália, desde 1578.

Sudário de Turim
Este sudário não é um pedaço de pano comum; é um retângulo de aproximadamente 4,3 metros de comprimento e 1,1 metro de largura. O que o faz se destacar? Bem, parece carregar as imagens tênues de um homem que passou por momentos difíceis, com o que parece ser marcas de pregos em seus pulsos e pés, e até mesmo uma ferida de lança em seu lado. Mas aqui está a reviravolta: você só pode ver esse homem em negativo, como uma foto antiga em negativo.

A grande questão: como aquela imagem chegou lá? Algumas pessoas acreditam que seja uma impressão milagrosa do corpo de Jesus no momento de sua ressurreição. Outros acham que pode ser algo mais pé-no-chão, como uma reação química entre fluidos corporais e o tecido. É um pouco como um caso de CSI histórico.

Sudário de Turim
Em 1988, cientistas tentaram fazer a datação por radiocarbono. Eles afirmaram que o sudário era uma criação medieval, não algo que havia envolto o corpo de Jesus. Pesquisas posteriores sugeriram que talvez aquelas amostras de datação não fossem tão confiáveis quanto pareciam.

Cientistas têm estudado esse sudário com todo tipo de aparelho. Eles encontraram pólen, manchas de sangue e até usaram a espectroscopia sofisticada para desvendar seus segredos. Algumas descobertas bem legais foram feitas, como grãos de pólen do Oriente Médio e vestígios tênues de sangue.

Sudário de Turim
A respeito do debate, a peça de linho com certeza foi o artefato que teve o maior detalhe nas análises, e ainda assim, existem muitos mistérios ao seu redor.

Se você já viu a fotografia deste pedaço de linho em debate, já está ciente de que ela parece ter o formato de um homem crucificado. Mesmo após muitos testes científicos, nenhum foi capaz de explicar como essa imagem apareceu na roupa.

Sudário de Turim
Outro mistério é que esta forma aparece apenas na superfície, porém, não penetrou nas fibras. A imagem aparece apenas na superfície da roupa. Análises do Sudário de Turim sugerem que a imagem na foto contém um negativo, um artefato que não era conhecido para as pessoas durante os tempos medievais.

Outro mistério com essa peça de linho é como coisas em três dimensões podem surgir em um artefato dos tempos medievais. Apesar do pedaço de roupa ser levado para o teste de carbono em 1988, quando foi revelado como um artefato medieval, existem teorias de que uma parte da roupa foi reconstruída durante os tempos medievais.

Sudário de Turim
Foi cientificamente comprovado que a imagem nunca foi formada utilizando pinceis ou agentes biológicos, além de pó, tintas e grafites. Deste modo, sua criação na roupa ainda é um mistério. Se a mancha na roupa é de Jesus Cristo, então ela deveria ter aparecido com tons de preto, assim como manchas mais velhas ficam. Entretanto, a mancha aparenta claramente tons avermelhados.

Pesquisadores conduziram uma análise sanguínea para a mancha e parecem ter conquistado resultados positivos nos aspectos de heme, sérum e bile. Entretanto, o sangue encontrado era do tipo AB+, além de também conter DNA humano.

Sudário de Cristo
Para muitos cristãos, o Sudário de Turim é como uma foto de família preciosa. É uma ligação com a vida e morte de Jesus Cristo que parece quase tangível. Pessoas de todo o mundo fazem peregrinações a Turim sempre que o sudário faz uma aparição.

No final das contas, o Sudário de Turim continua sendo um pedaço cativante e misterioso da história, como um enigma que você não consegue resolver completamente. Sua história, peculiaridades únicas e debates intermináveis o tornam um símbolo de fé, curiosidade e a antiga tensão entre ciência e crença.

Publicidade

Publicidade

Compartilhar


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments