O Manuscrito de Voynich é um dos assuntos mais misteriosos da história até os dias de hoje. Ele nunca foi lido por completo e ainda possui diversas páginas sobrando, tanto que é conhecido como “o livro que ninguém consegue ler”. Do ano de 1912, quando foi encontrado por um coletor de livros polonês, e nomeado como Manuscrito de Voynich, se tornou um dos livros mais sinistros que ainda precisa ser decifrado.
Publicidade
Os mistérios do Manuscrito de Voynich
10 – Pesquisadores estão sempre confusos em encontrar as origens corretas dos manuscritos. Existem rumores de que ele tem diversas ligações com outros países.
9 – Sabe-se que aproximadamente 240 páginas foram encontradas, entretanto, muitas ainda estão desaparecidas. Após isso, muitos pesquisadores tentar encontrar a origem dos manuscritos.
8 – Das páginas que foram encontradas, existem desenhos de diversas plantas e estrelas. Desde rascunhos, alguns tentaram localizar a similaridade com diversos signos do zodíaco. Entretanto, nada pode ser concretizado devido a opiniões diversas que as pessoas foram trazendo à tona.
7 – Entretanto, Marcelo Montemurro é da opinião de que os manuscritos não foram inventados. Junto com outros colegas tentou conectar os documentos por meio de um computador, além de tentar decodificá-los.
6 – Após isso, ele tentou analisa-lo e chegou a opinião de que seguia algum tipo real de linguagem.
5 – Entretanto, o grupo, do Conselho Botânico Americano, tem a opinião de que após também estudar imagens e ilustrações de plantas e folhas, que estavam presentes nos manuscritos, o documento possui alguma origem mexicana.
4 – O professor Stephen Bax, que estudou os manuscritos, disse que pode ter ligação com diversos signos do zodíaco e que ainda pode estar conectado com escrituras em hieróglifos do Egito, encontradas constantemente também na língua árabe. Além disso, também tinha a opinião de que os manuscritos também teriam similaridade com alguns documentos medicinais da Arábia.
3 – Até hoje, das 240 páginas, apenas 10 palavras e 14 símbolos puderam ser identificados. Isso torna os manuscritos ainda mais misteriosos.
2 – Também é dito que diversos criptógrafos, durante a Segunda Guerra Mundial, sob controle dos nazistas, não puderam identificar o que estava escrito no livro. Isso é um ponto muito significante.
1 – Depois, muitos disseram que já que o monumento foi encontrado na Itália, ele tem ligações com a Europa; alguns foram longe ainda para dizer que tem contato com as línguas asiáticas.
Então, o manuscrito, apesar de ser pesquisado por muitos, ainda segue sem ser lido, e isto é um grande fato. Existem diversas evidências de que as pessoas estão tentando arduamente desvendar os códigos, então ainda temos que esperar um bom tempo por esta decodificação. Pesquisadores estão trabalhando duro, porém, seguem falhando porque não sabem em qual época estes papéis foram escritos.
Em 2017, o especialista britânico Nicholas Gibbs anunciou que em sua opinião, o livro se tratava de um livro essencialmente de saúde com foco nas mulheres.
Em 2020, o pesquisador Gerard Cheshire da Universidade de Bristol, no Reino Unido, anunciou que o manuscrito era um aglomerado de informações sobre fitoterápicos, astrologia e saúde feminina. Porém, a maioria dos medievalistas duvidou de Cheshire, sendo esse extremamente criticado. A repercussão foi tão ruim que a Universidade de Bristol deletou seu artigo e afirmou que as informações são responsabilidade apenas de Cheshire. O mistério continua…