10 Características do Tubarão-Cobra que o ajudaram a sobreviver

Um ágil predador voraz munido com mais de 200 dentes, o tubarão-cobra é uma das espécie mais estranhas das profundezas do mar

O tubarão-cobra é uma das espécies mais antigas de tubarão, que tem a aparência de uma enguia. De acordo com evidências fossilizadas, estes tubarões viveram a mais de 95 milhões de anos atrás e eram considerados fósseis vivos. Eles são chamados de assim por causa de sua pele estranha, que cobre todas suas barbatanas. O tipo de tubarão também tem como característica seu longo corpo e fino rabo. Estes animais pertencem a família dos Hexanchiformes.

Publicidade

Tubarão-cobra

Publicidade


Apesar de não haver muitas informações a respeito da população destes tubarões, sabe-se que moluscos são as principais fontes de comida do predador, eles também comem outros peixes. Este tubarão primitivo vive em locais como o sudeste da Ásia, oeste da África, Chile, Caribe, América do Norte, Espanha, sudeste da Austrália e Nova Zelândia.


O tubarão-cobra é uma das espécies mais estranhas que já viveram no mar e que são distribuídas globalmente. Apesar de serem localizados em isolamento, sua população não tem uma grande concentração. O mistério é como eles ainda estão sobrevivendo. Tubarões-cobra puderam sobreviver a milhões de anos sem motivos aparentes.


Curiosidades sobre o tubarão-cobra

Tubarão-cobra

10 – Tubarões-cobra estão acostumados a viver no fundo do mar. Eles vivem cerca de 500 a 1500 metros abaixo da superfície e raramente chegam até o nível superior. Já que eles vivem lá embaixo, humanos não precisam se preocupar com eles, e vice-versa.


9 – Apesar deste tubarão ser utilizado como um preparo para refeições, ele é capturado apenas raramente por pescadores de todo o mundo. Este também é um motivo para sua sobrevivência.


8 – Os tubarões têm alguns pequenos predadores, mas, estes só aparecem quando sobem no nível do mar. A ausência de predadores facilitou a sobrevivência desta rara espécie.


7 – Nenhum pesqueiro no mundo procura por tubarões-cobra, já que vivem apenas no fundo do mar.


6 – Estes animais comem moluscos, diversas variedades de peixes e outros tubarões. Eles nunca passam fome.


5 – Muitas espécies capturadas foram encontradas com estômagos vazios, indicando que eles podem permanecer vivos por muito tempo, sem alimentos.


4 – Já que estes animais gostam de viver nas profundezas, também não são afetados pela poluição tão facilmente, além de mudanças de habitat e climas. Não passam por esse estresse.


3 – Tubarões-cobra tem um dos maiores períodos de gestações para animais, chegando a três anos e meio. Os filhotes nascem de ovos e estes ovos são mantidos dentro do corpo da fêmea. O filhote é alimentado pela mãe, por meio da gema, até que ele nasça. Deste modo são adequadamente protegidos. Ambos os ovos ovulados e os embriões são mantidos em cápsulas finas. O ovo vai se abrir apenas quando o embrião atingir pelo menos oito centímetros. Enquanto ele ainda está sendo alimentado pela gema, recebe nutrições extras de sua mãe.


2 – Tubarões-cobra chegam próximos da superfície apenas no período da noite, quando não são vistos por pescadores.


1 – Não existem muitas semelhanças entre os tubarões-cobra e outras variedades de tubarões extintos. O mesmo é uma espécie relativamente nova, e, portanto, não corre risco de extinção.

Publicidade

Compartilhar


Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments