2:25

A Grande Fonte Prismática: Uma maravilha natural

Conheça a Grande Fonte Prismática, a maior fonte de água quente dos Estados Unidos e a terceira maior do mundo.

A Grande Fonte Prismática ou Grand Prismatic Spring é a maior fonte de água quente nos Estados Unidos e a terceira maior do mundo, ao lado das fontes da Nova Zelândia.

Gran Prismatic Spring - Yellowstone National Park
Os primeiros registros da fonte são dos primeiros exploradores europeus e agrimensores. Em 1839, um grupo de caçadores de pele chegou até o local e o descreveu como “lago de ebulição”, com um diâmetro de 300 pés (90 m).

Gran Prismatic Spring - Yellowstone National Park
O “lago” tem cerca de 80 por 90 metros de comprimento e 50 metros de profundidade. Ele expele cerca de 2,100 litros à 70° C por minuto.

As áreas geotérmicas de Yellowstone incluem várias bacias de gêiseres, bem como outros recursos geotérmicos como fontes termais.

Gran Prismatic Spring - Yellowstone National Park
Estimasse que Yellowstone possua cerca de 10.000 gêiseres, dentre esses, cerca de 200 a 250 entram em erupção a cada ano, tornando Yellowstone a maior concentração de gêiseres ativos no mundo, graças a sua localização em uma antiga caldeira.

Suas cores diferenciadas – azul com tons de amarelo e laranja -, são resultado de várias bactérias termofílicas que produzem diferentes pigmentos de acordo com a temperatura.

Existe uma trilha que passa por trás da fonte e permite ao visitante subir aproximadamente 120 metros, assim podendo ver toda a bacia de uma só vez. Para uma vista mais próxima, existem passadiços que passam mesmo à beira da fonte e lagoas vizinhas.

Publicidade

Publicidade

Vídeo

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também