22:30

Planta artificial capaz de produzir energia

Publicidade Publicidade Esqueça as formas convencionais de gerar energia, esse sistema capaz de gerar eletricidade… mais »

Publicidade

Publicidade

Esqueça as formas convencionais de gerar energia, esse sistema capaz de gerar eletricidade como se fosse uma planta, permitindo com que as casas tenham sua própria geradora de energia.
 
Por mais de uma década, os cientistas fizeram várias pesquisas em torno da idéia de criar uma “folha artificial“. Tal dispositivo/sistema poderia usar a luz solar para dividir a água em hidrogênio e oxigênio, esses dois que, seriam armazenados em células combustíveis, que usariam os dois elementos para produzir eletricidade.
 
Uma folha/planta artificial já foi criada antes, mas não foi levada a diante devido ao fato de que foi feita a partir de materias extremamente caros, e foi altamente instável.
 
Agora, no entanto, os cientistas estão relatando que criar uma folha estável e com baixo custo-benefício. “Uma folha artificial funcional tem sido uma espécie de cálice sagrado da ciência há decadas e acreditamos que tenhamos conseguido desenvolvê-la. Nossa folha se mostrou promissora como uma fonte de energia de baixo custo para residências pobres em países em desenvolvimento, por exemplo. Nosso objetivo é fazer com que cada casa tenha sua própria geração de eletricidade”, disse Nocera, que liderou a equipe de pesquisas.
 
Todos os materias são relativamente baratos e amplamente disponíveis. Colocada em um galão/balde de água na luz solar, diz-se ser capaz de produzir eletricidade suficiente para abastecer uma casa em um país em desenvolvimento por um dia. Esse galão de água seria ligado a uma espécie de cúpula de combustível localizada em cima ou ao lado da casa.
 
Quando foi testada sobre condições de laboratório, foi capaz de operar continuamente por cerca de 45 horas sem qualquer falha.
 
Essa pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) foi apresentada na 241° reunião anual da Sociedade Química Americana (American Chemical Society – ACS) em Anaheim, Califórnia. Nocera discute a tecnologia no vídeo a seguir:
 

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também