17:01

6 dicas para o tratamento de dores nas costas

Confira alguns dos métodos populares para melhorar e tratar as incômodas dores nas costas.

Dor nas costas é constantemente um sinal de lesão ou algum problema subjacente relacionado à sua espinha, seus ossos, músculos e outras coisas. Pode atrapalhar seu trabalho, rotina e suas atividades diárias. Pode até mesmo afetar seu dia-a-dia pois você não é capaz de realizar atividades recreativas devido a dor.

Felizmente, para aqueles que sofrem de dor nas costas, episódios dessa condição anormal não costumam demorar muito. Na maioria das vezes, a dor dura algumas semanas, e raramente não mais do que três meses. Mas se acontecer, você é aconselhado a procurar um médico já que a dor pode ser uma lesão mais séria ou uma desordem.

Na maioria das vezes, alguns métodos de cura para a dor podem ser utilizados para aliviar a dor nas costas. O tratamento pode cercar usos de remédio a massagens e as tradicionais acupunturas e ioga.

Publicidade

Confira alguns dos métodos populares para melhorar a dor nas costas


1. Exercício

Tratamento para dores nas costas 1 - Exercícios
Muitas pessoas acreditam que o descanso é a melhor solução para a dor, mas na verdade, o que suas costas precisam quanto estão doendo é de exercício. Exercícios regulares aliviam a dor nas costas quando fortificam e alongam os músculos que suportam a espinha e ajudam a prevenir contra lesões futuras.

Essa é uma situação de faça ou se prejudique; quanto mais você descansar, mais fraca suas costas se tornam, mesmo se estiver machucado. Se você não conhece nenhum exercício, pode pedir orientação a seu médico. Com certeza suas indicações vão envolver a natação até mesmo uma simples caminhada. Também existem terapias para desenvolver uma postura adequada.

Para tratar da dor, você pode seguir os seguintes exercícios:

• Andar pequenas distâncias;
• Se alongar e realizar exercícios de flexibilidade;
• Usar uma bicicleta ergométrica;
• Natação.

2. Perda de peso

A perda de peso também pode aliviar a dor nas costas. Isso se dá em conta que estar acima do peso pode fazer a dor ficar pior. Você também tem que fazer seus músculos ficarem em melhor formato, e melhorar sua postura enquanto está sentado, em pé ou dormindo.

Se lembre, se sua cabeça não estiver alinha com o seu corpo, é como ter um peso de 7 quilos te empurrando constantemente para frente, podendo forçar seu pescoço e ombros. Ficar em pé e sentar com uma boa postura cria uma linha vertical com o corpo que pode dar a impressão de estar 5 quilos mais leve.

Publicidade

3. Bolsas térmicas e compressa de gelo

Após alguma pancada, a pessoa deverá aplicar compressas de gelo na área machucada. Faça isso diversas vezes por 20 minutos todos os dias. Se ainda sim não aliviar sua dor nas costas após dois ou três dias desse tratamento frio, use uma bolsa térmica. A mesma irá ajudar a relaxar os músculos e aumentar a circulação sanguínea, aumentando a velocidade de recuperação.

4. Terapia Física

Tratamento de dores nas costas
Algumas vezes, o descanso e os exercícios, as formas mais comuns de tratamento contra dor nas costas, podem não produzir o resultado desejado. Ainda sim, a dor pode ser tratada sem precisar de cirurgia. A terapia física é um método de cura a dor nas costas que usa terapias especializadas para aliviar a dor.

Essas terapias usam diferentes técnicas, como o ultra-som, estimulação elétrica, crioterapia, massagem, exercícios, e o calor em ordem para aliviar espasmos musculares, aumento de flexibilidade, fortificação de músculos, alívio de dor e acelerar o processo de cura.

5. Massagem

Estudos comprovam que a massagem é mais efetiva que ambas quiropraxia e acupuntura para aliviar dor devido a espasmos musculares. Os benefícios de uma massagem incluem uma circulação melhorada, o que ajuda a aliviar músculos doloridos; relaxação muscular, que ajuda a mover os músculos sem dor; e o aumento de endorfinas, o “mata-dor” natural do organismo. Você deve estar atento que o tipo de massagem que você recebe em um spa não é a mesma utilizada para tratar dor nas costas.

6. Hidroterapia

Hidroterapia
A hidroterapia para dor nas costas aliviar a dor ao flexibilizar os músculos e livrar o corpo das toxinas que a dor produz além da inflamação. Essa terapia possui muitos benefícios. A flutuabilidade da água suporta o peso do paciente, permitindo um grande alcance de movimento quando a pessoa tem muita dor para realizar exercícios terrenos.

Isso faz com que a hidroterapia seja ideal para todos que procuram melhorar dores nas costas. Adicionalmente, a temperatura da água deve estar morna o suficiente para relaxar os músculos, que também ajudam a aliviar a dor. Banhos mornos são excelentes para aliviar dores leves nas costas.

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também