12:38

Lulas gigantes podem voar?

Sabemos que pequenas espécies de lulas podem chegar a voar, pulando sobre a superfície do oceano, mas será que lulas gigantes poderiam fazer o mesmo? Vejamos.

Poderiam as lulas gigantes como a lula de Humboldt (Dosidicus gigas) fazerem ataques aéreos? Provavelmente não, mas as evidências recentes indicam que é melhor ficar de olho nelas.

Lula-gigante
Pequenas espécies de lulas podem até chegar a “voar”, pulando sobre a superfície do oceano, a fim de escapar de predadores. Mas a evidência anedótica inclui espécies de maior porte que voam bem – e não apenas um salto qualquer, mas um um voo mesmo, de grande distância.

Estes relatórios foram muitas vezes rejeitados. Mas no verão de 2001, a bióloga Silvia Macia e seu marido, também biólogo, dizem ter testemunhado o voo de uma lula no recife do Caribe. Talvez assustada com o motor do barco dos dois, a lula “alcançou uma altura de dois metros acima da água e voou a uma distância total de 10 metros – cerca de 50 vezes o comprimento do seu corpo”. A lula também alinhou seus braços em “quase um círculo”, no que parecia ser uma tentativa deliberada de prolongar e controlar o seu voo.

Lula de Humboldt
Debaixo da água, a lula move-se utilizando propulsão a jato. Elas sugam a água do mar, então esguicham a mesma através de um bocal em sua extremidade traseira. Este é o mesmo método de propulsão usado por submarinos – e por jatos no ar. O ar é muito parecido com água, embora muito menos denso, é claro.

Certa vez, o programa de televisão MythBusters, do Discovery Channel, provou que você pode lançar um carro para o ar se esguichar água o suficiente por baixo do carro. Se for ver por esse lado, levando em conta que um carro é um pouco menos aerodinâmico de uma lula, o depoimento do casal de biólogos pode até ser levado em questão.

Lula de Humboldt
O grande problema é que isso colocaria as lulas como surpreendentemente inteligentes, e também carnívoras. Poderiam nossas cidades costeiras um dia vir a sofrer um ataque de lulas voadoras famintas? Talvez não.

Em uma nota menos hiperbólica, a lula de Humboldt tornou-se uma espécie de ameaça para mergulhadores recentemente. Elas viajam em grandes grupos, e podem facilmente atacar e matar um ser humano. Conhecida popularmente como Diabo Vermelho (Diablo Roja), a lula de Humbolt pode medir até 1,5 m e pesar 45 kg.

Lula de Humboldt
Ela usa ataques sincronizados com seus membros usando um método de comunicação visual que é baseada nas diferentes cores em sua pele. Elas têm dentes afiados, e existem muitos relatos de ataques a mergulhadores. Felizmente, para nós, a lula Humboldt raramente se aventura em águas rasas.

Publicidade

Publicidade

Vídeos





Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também