15:29

Candiru: O peixe-vampiro

O peixe Candiru é um parasita nativo do Rio Amazonas. Ele se alimenta de sangue e é atraído pelo odor da urina.

Candiru
O peixe Candiru, ou peixe palito, é um parasita natural normalmente encontrado dentro de bagres. Ele se alimenta de sangue e é atraído pelo odor da urina. Ele pode penetrar na uretra, no ânus ou na vagina.

Nativo do Rio Amazonas ou de seus afluentes, o peixe-vampiro como também é conhecido, pertence a família Trichomycteridae e é um temido parasita, podendo por em risco a saúde dos humanos.

Candiru
Podendo chegar aos 18 centímetros de comprimento, o Candiru quando fisgado, secreta um muco que ao contato com a água corrente se transforma em uma espécie de geleia transparente muito difícil de se livrar. Recomenda-se que se o indivíduo entrar em contato com esse muco, na hora cuspa no local, assim anulando o efeito da gosma, depois disso sim, lave o local com água corrente.

Se você nunca nadou no Rio Amazonas ou algum de seus afluentes por favor, pense duas vezes antes de urinar na água. Eles são extremamente atraídos pelo cheiro da urina e pode se inserir no pênis ou na vagina ao urinar.

Então esses peixes se alojam em algum lugar da via urinaria com seus dentes (parecidos com espinhos) e usam sua boca para se alimentar, sugando o sangue.

Candiru
É quase impossível para esses peixes sobreviveram no corpo humano. A remoção do peixe é extremamente difícil devido aos espinhos e se o problema não for tratado, pode resultar na remoção dos órgãos genitais.

Aos turistas que pretendem mergulhar nesses rios, é recomendado o uso de uma ou mais sungas ou biquínis bem apertados para que dificulte a entrada desse peixe. Também é recomendado para maior segurança o uso de uma espécie de camisinha para proteção e, lembre-se, evite urinar nesses rios.

Publicidade

Publicidade

Vídeo

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também