11:43

Aves silvestres imitando sons de pessoas

Algumas aves gostam e têm a capacidade de imitar sons, aprenda quem são elas, por que fazem isso, casos curiosos e muito mais.

De fato, se você manter um papagaio em sua casa, ele vai aprender todos os tipos de sons como palavrões, um bebê chorando, até mesmo a música tema do Bob Esponja. O que você não esperava era que as aves silvestres também aprendem sons feitos por humanos.

Papagaios
Certas espécies de aves têm a incrível capacidade de imitar os sons de seu ambiente. Os papagaios são os mais conhecidos deles, porém, o rouxinol americano é uma estrela, se tratando disso.

Muitos pássaros silvestres gostam e têm a capacidade de imitar sons, incluindo todos os corvídeos (gralhas e corvos), por exemplo.

Não há um consenso sobre o porquê de aves imitarem esses sons. No caso de aves como o papagaio, o ato dele imitar um som, serve como uma espécie de chamada para atrair um par.

Já outras aves, como o rouxinol americano, tendem a guardar esses sons em sua “biblioteca de sons” para usá-los no futuro, principalmente em época de acasalamento. Os machos que podem recitar o maior número de sons são os que mais têm probabilidade de impressionar e atrair uma parceira.

Chega a ser fascinante essa habilidade que essas aves têm de aprender sons feitos por humanos e coisas feitas pelos humanos. Mas imagine um grupo de aves selvagens aprendendo sons como alarmes de carros, sirenes de ambulâncias e até mesmo o toque de um celular. Chega a ser temeroso.

Publicidade

Publicidade

Vídeos









Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também