4:17

As maravilhosas lesmas-do-mar

Conheça a maravilhosa lesma-do-mar, um animal bastante estranho que graças as suas cores é um dos animais marinhos mais bonitos do mundo.

Lesmas-do-mar ou nudibrânquios – como são conhecidos pequenos animais marinhos pertencentes ao grupo dos moluscos gastrópodes – são criaturas bastante estranhas. Elas podem ser encontradas abaixo da linha da maré baixa em águas tropicais agarrando-se à vegetação subaquática ou nadando ao longo do fundo do oceano.

Lesma-do-mar
Ao contrário de suas parentes que rastejam sobre a terra, as lesmas-do-mar são bonitas e têm uma grande variedade de cores e texturas. São tipicamente pequenas, a maioria com no máximo 1 centímetro de comprimento, no entanto, já foram vistas algumas com 12 centímetros de comprimento. Existem também algumas que podem atingir 40 centímetros – o que não é comum – mas a grande maioria figura entre 1 e 10 centímetros.

Lesma-do-mar
A alimentação delas é composta quase totalmente por substâncias tóxicas encontradas no oceano, com isso, as lesmas-do-mar incorporam essa toxicidade a si mesmas. Com isso, elas se tornam incomestíveis para predadores, algo que explica a existência de cerca de 3.000 espécies de lesmas-do-mar. Algumas delas sugam células de algas de modo com que essas células se incorporem ao seu corpo, assim fazendo com que elas possam adquirir a capacidade de realizar uma fotossíntese e se sustentar de luz, por exemplo.

Lesma-do-mar
Graças a esse tipo de alimentação, elas podem chegar a ficar sem se alimentar por meses. As lesmas-do-mar se movimentam com a ajuda de seu rinoporo, uma espécie de chifres que têm várias funções, como por exemplo, funcionam como olhos e nariz, além de poderem funcionar como receptores químicos e elétricos.


Com uma mistura deslumbrante de cores fortes e vibrantes, com suas mais variadas formas e tamanhos, as lesmas-do-mar fascinam e encantam. Suas cores na maioria das vezes são combinações de azuis, amarelos, rosas, laranjas e violetas que juntas formam um dos animais marinhos mais bonitos do mundo.

Publicidade

Publicidade

Vídeo

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também