10:43

Biocombustível de algas

As algas conseguem converter luz solar em óleo, com isso, cientistas teorizam que o biocombustível de algas poderá substituir todo o combustível convencional.

Publicidade

Publicidade

As algas crescem rapidamente, e como um organismo que converte luz solar em óleo, os cientistas teorizam que o biocombustível de algas pode produzir cerca de 30 vezes mais que outra opção de biocombustível.

O Departamento de Energia dos EUA estimou que, para gerar biocombustível de algas suficiente para substituir todo o combustível convencional no país, seria necessária uma área de 15 mil quilômetros quadrados de algas, o que é cerca de um sétimo da área que é usada para a colheita de milho em todo os Estados Unidos.

Mas, antes de começar a celebrar a solução de biocombustíveis, existem alguns problemas. A biomassa necessária para produzir uma quantidade significativa de biocombustível de algas simplesmente não existe ainda.

As algas têm de ser cultivadas do zero, o que é muito caro. O potencial do biocombustível de algas é impressionante, porém, o problema é que, por enquanto só sabemos do potencial na teoria. Pode levar anos para ser criada uma tecnologia que consiga fazer a produção de biocombustível de algas em larga escala.

Quando essa hora chegar, seremos capazes de finalmente comemorar uma fonte de energia mais eficiente, renovável e ambientalmente amigável.

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também