18:43

A misteriosa mitologia Naga

Conheça a misteriosa mitologia Naga, seus deuses, suas tradições e também sobre bolas de fogo que surgem da água e se atiram em direção ao céu.

Naga” é uma palavra sânscrita usada em hindu e culturas budistas que designa um grupo de divindades da mitologia hindu e budista. Em termos concretos, refere-se tanto a cobra Rei, para o elefante, e de todas as cobras de menor grau. Mas também se refere a um grupo de deuses, ou espíritos, ou um clã de pessoas misteriosas, e às vezes todas as essas coisas ao mesmo tempo.

Nong Khai
Na lenda épica sânscrita do Mahabharata, os Naga são uma tribo de pessoas más que são merecedoras de castigos. Eles são sacrificados por cobras, bem como atacados pela ave Garuda. O Garuda é metade águia e metade humano, e é inimigo natural dos Naga, assim como águas são os inimigos naturais das serpentes.

Garuda
Às vezes, dizem que os Naga têm características de serpentes, uma vez que estas são histórias nativas da Índia, onde a cobra Rei é encontrada.

Garuda e uma ilustração do submundo em que vivem
Shesha, um dos Naga mais famosos, é um dos “seres primais da criação”. Também conhecida como Primeira Serpente, Shesha é uma criatura larga e achatada, com dezenas de cabeças de serpente. Shesha flutua no espaço, rodeada por estrelas, servindo como uma espécie de cama para o deus azul Vishnu. Muitas estátuas mostram Vishnu sendo protegido por Shesha, uma cobra de muitas cabeças que paira sobre sua cabeça com um capuz.

Shesha
No estado de Karala, no sul da Índia, uma pequena floresta chamada Sarpa Kavu (que significa “Casa da Cobra Deus“) foi reservadamente para os Naga. É decorada com deus serpentes, e os adoradores dessas serpentes viajam para lá, às vezes vem de muito longe somente para adorar estas estátuas de pedra.

Estátua de Jory Goddess e Casal Naga
Os Naga estão associados com a natureza, e podem ser considerados uma espécie de espírito da natureza. São particularmente associados com a água, das nascentes às chuvas. Isto é interessante, se você pensar sobre a Yacumana, a serpente gigante lendária do Amazonas. É geralmente aceitável por pessoas de fora que ela é simplesmente uma explicação mítica para as inundações de pequena escala e deslizamentos de terra que acontecem durante a estação das monções.

Yacumana
Os Naga vivem na sétima dimensão do submundo, chamada Naga-Loka. Este é o final e o a parte inferior das dimensões do submundo. É governado por muitos chefes cobras, que têm muitas joias. O Naga-Loka é iluminado pela luz dessas joias.

Sarpa Kavu
Sarpa Kavu
Os Naga também vivem em rios terrestres. Estes deuses fluviais são frequentemente avistados na área rural da Tailândia e Vietnã, onde aparecem como seres gigantes prateados deslizando através de bacias hidrográficas e, ocasionalmente, deixando pistas na lama.

Pedras Naga em Hampi
Naga
Todos os anos, durante uma celebração budista ao longo do rio Mekong, no final de outubro, bolas de fogo vermelhas, laranjas e rosas surgem da água e se atiram em direção ao céu. A frequencia pode veriar entre dezenas e milhares de bolas que podem ser vistas por noite. As bolas de fogo são observadas se atirando para fora da água de lagos também, bem como valas com água.

Bolas de fogo de Naga
Os moradores acreditam que essas “esferas de fogo rosadas” são “o sopro dos Naga“. Teorias para explicar essas bolas de fogo Naga são abundantes, e variam de “fogos de artifícios ou foguetes lançados por um fraudador em rio acima” para “recipientes com gás metano inflamáveis”. Ainda não há evidência científica conclusiva para explicar as bolas de fogo Naga, que permanecem como um dos grandes mistérios do mundo.

Publicidade

Publicidade

Vídeos



Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também