22:01

Fontes alternativas de energia

A necessidade de fontes alternativas de energia não é nada novo, porém, no presente, a necessidade é urgente, a nível global.


A necessidade de fontes alternativas de energia não é nada novo, porém, no presente, a necessidade é urgente, a nível global. As pessoas e os governos estão sofrendo com o impacto do aumento surpreendente nos custos de energia e alarmadas com os perigos provocados por muitos problemas ambientais.

Em toda a história, vimos várias mudanças nos tipos de energias utilizadas. Em meados de 1200, as pessoas trocaram a madeira pelo carvão, como uma forma de acabar com os desmatamentos. 300 anos mais tarde, as sociedades dependiam do petróleo (no caso o querosene) para utilizar em postes de iluminação pública das cidades, pois o óleo de baleia se esgotou. Em meados de 1900, o etanol à base de milho supriu a demanda por energia.

Quando o mundo começou a correr sobre rodas e navegar pelos céus e mares, a necessidade de combustível aumentou, eventualmente, secando os poços locais de petróleo. Como resultado, os Estados Unidos comçaram a importar petróleo para manter a indústria, transporte e demais necessidades internas, 58% do seu abastecimento agora é importado.

Segundo as últimas estatísticas do governo dos EUA, o consumo global de energia continua a aumentar e em 2030, espera-se que o mundo vai precisar de 700 quatrilhões de BTU, se quiser continuar “correndo”.

Publicidade

Mudar ou não?

 
Além do esgotamento dos nossos recursos naturais, em todo o mundo, as pessoas também estão sentindo os efeitos do crescente custo da eletricidade e do aumento do custo de vida. Isso representa um dilema, como as necessidades da família são uma prioridade, a energia elétrica certamente se qualifica como uma necessidade básica.

Então, quais são as alternativas para fornecer o básico, ainda oferecendo um preço acessível a população?

 
Váias empresas de serviços públicos estão confiantes de que, usando fontes renováveis como fonte de energia, o preço do utilitário venha a ser acessível para toda – ou a grande maioria – da população.

A mudança para fontes alternativas de energia vai levar um bom tempo, ainda mais para coloca-lás em ação em todo o mundo. Porém, com o tempo, cada vez mais casa e indústrias estão usando energia alternativa, assim contribuindo para o meio ambiente, e conscientizando outras pessoas. Provavelmente, com o tempo, isso provocará o declínio da dependência excessiva do petroléo, seja das reservas locais ou do petróleo importado. Isto será bom para as economias dos países dependentes do petróleo importado, como os Estados Unidos.

Com a economia e o uso de energias alternativas em alta, provocaria desenvolvimento e o melhor, sem poluição. Estas são boas razões para o uso de fontes alternativas de energia.

Para começo, avaliar qual fonte alternativa de energia é melhor para sua necessidade.

Publicidade

Fontes alternativas de energia populares

 
A energia solar é talvez a mais conhecida alternativa de energia renovável para a energia doméstica. Essa opção usa a tecnologia fotovoltaica para converter a luz solar em energia elétrica, através de um painel. A energia solar tem níveis muito baixos de emissões de dióxido de carbono em comparação com as emissões que a gasolina faz, por exemplo. Esse composto químico é parcialmente responsável pela mudança climática.

Já na energia geotérmica, o calor da terra é aproveitado para suprir as necessidades de energia. Para capturar essa energia, são perfurados buracos profundos até o ponto em que o calor de potencial geotérmico está presente. O vapor é conduzido apra uma turbina ligada a um geradar, que converte o mesmo para eletricidade. Este é o método preferido para grandes indúsrias e empresas de serviços públicos. Uma pessoa normal, no entanto, não precisa cavar tão longe para desfrutar dos benefícios da energia geotérmica, que também pode fornecer, além de eletricidade, água quente e ar condicionado.

Já a energia eólica é produzida graças ao uso de turbinas eólicas que, com ajuda do vento, produzem eletricidade. A energia eólica produz no mínimo 1,5% da eletricidade mundial. Atualmente, ela é uma popular fonte de energia alternativa em países como Dinamarca, Alemanha, Espanha e Portugal.

Escolhendo sua fonte de energia alternativa

 
Tenha em mente que não é barato instalar painéis solares ou investir em energia geotérmica e eólica – que vai depender muito da energia que você precisa para sua casa, empresa ou indústria – mas a recompensa, mais tarde, será a qualidade de vida. Em muitos governos ao redor do mundo, estão oferecendo incentivos aos moradores que converterem suas fontes de energia para fontes de energia renováveis.

É preciso aumentar a cota do uso energia renovável de 8,5% para 20% no consumo global para que haja uma contribuição necessária para a luta global contra as alterações climáticas e para um melhor controle sobre a nossa dependência energética.

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também