10:59

Cinco excelentes fontes alimentares com antioxidantes

Antioxidantes podem ajudar e muito na saúde de um ser humano. Saiba quais são os alimentos que contém grande fonte de antioxidantes.

Células precisam de oxigênio para metabolizar minerais e vitaminas para sobreviver e crescer. Quando as células não conseguem utilizar o oxigênio para metabolizar, elas começam a fermentar a glicose para sua energia. É isso que são as células cancerígenas. É por isso que qualquer coisa que oxigene as células ajuda na cura do câncer, e por isso os pacientes de câncer devem evitar o açúcar.

O paradoxo da oxidação celular é que o oxigênio utilizado incompletamente pode causar danos à célula. O que acontece é que as moléculas do oxigênio podem formar radicais livres quando interagem com algumas moléculas problemáticas, como os metais e toxinas. Radicais livres são átomos ou grupos de átomos com números impares de elétrons que se tornam criadores de problemas, causando danos às células e ao DNA.

Essa ação repentina dos radicais livres pode iniciar uma reação em cadeia de danos para as células saudáveis, fazendo com que elas funcionem muito mal ou até morram. Uma reação em cadeia, sobre o stress oxidante de uma célula dentro de um órgão particular podem fazer com que esse órgão não funcione corretamente ou se torne cancerígeno.

Efeito dos Antioxidantes
Felizmente, o corpo vem equipado com um sistema de defesa antioxidante. Antioxidantes são moléculas que podem interagir seguramente com radicais livres e parar suas reações em cadeias de continuar ou até mesmo começar. Existem muitas enzimas que podem ser parte de um sistema de defesa antioxidante. Mas quando muitas dessas moléculas problemáticas de nosso meio ambiente tóxico superam os nossos antioxidantes, reações em cadeias de stress oxidantes vão quebrar a defesa de nosso sistema de defesa antioxidante.

Muitos desses radicais livres protetores vasculhando enzimas dependem de um suporte de minerais vindos de micronutrientes como o selênio, vitaminas E, C e beta-caroteno. Esses nutrientes não são produzidos pelo corpo, então precisam ser ingeridos via comida ou suplementos.

O fato de que vivemos em um ambiente tóxico requerem mais antioxidantes agora do que no século passado. Se você se exercita regularmente, é aumentado o potencial de stress oxidante, fazendo com que a consumação de antioxidantes seja ainda mais importante.

Publicidade

Cinco excelentes fontes alimentícias com antioxidantes

O nível de antioxidantes em uma comida é medido pela Capacidade de Absorção de Radicais de Oxigênio (ORAC). Os valores do ORAC são medidos a cada 100 gramasde peso. Aqui estão 5 alimentos que possuem um grande nível no ORAC, e o melhor de tudo, são alimentos de fontes orgânicas!

Publicidade

Frutas e bagas

Frutas e bagas
As bagas de goji do Himalaia e o Açaí possuem o maior nível no ORAC com 25 mil e 18 mil unidades respectivamente. Mirtilos, amoras, oxicocos, framboesas, romãs e morangos possuem um alto nível de ORAC.

Qualquer uma dessas bagas produzem uma boa quantidade de antioxidantes. Cerejas e maçãs também são uma das que mais produzem. Cores mais vivas indicam uma quantidade mais rica de bioflavonóides antioxidantes. Frutas secas também estão bem colocadas no ranking. Uva passa possui 10 mil no nível da ORAC com as ameixas secas atrás com 8 mil.

Vegetais

Vegetais
Vegetais cozidos que possuem a cor verde como principal, especialmente o espinafre, couve e brócolis. Alcachofras possuem o maior nível de ORAC, entre 9 a 10 mil. Outra surpresa é a batata roxa.

Leguminosas

Leguminosas
Feijões pretos e o feijão comum possuem um grande níveld e ORAC. A melhor coisa a se fazer é comprá-los a granel, secos e de recipientes orgânicos, mergulhando-os na água durante a noite para cozinhá-los no dia seguinte. Leguminosas também produzem uma boa quantia de fibras para te ajudar com a digestão.

Nozes e grãos

Nozes e grãos
Pinhões possuem o maior nível de ORAC com 18 mil, com as nozes e amêndoas seguem a lista. A aveia também tem um grande número de antioxidantes junto com a quinoa e outros grãos.

Diversos

Café
Amantes de chocolate e café podem ficar felizes, ambos são alimentos com grande nível de ORAC. O chocolate deve ser não transformado, escuro e com grande quantidade de cacau. O cacau, a base do chocolate, tem um nível de ORAC acima de 50 mil por cada 100 gramas, enquanto o café possui de 15 a 18 mil unidades.

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também