2:26

Jardinagem para as crianças

Jardinagem para crianças, um modo fácil de se aprender brincando. Veja como ela pode auxiliar no desenvolvimento infantil, atividades e muito mais.

Jardim
Na cidade, onde as crianças se encontram tantas vezes afastadas do verde, a jardinagem pode constituir uma forma de elas descobrirem a natureza e iniciarem um curioso passa tempo.

É fácil plantar um pequeno jardim num aquário sem água; basta colocar no fundo alguns cacos ou areia grossa e cobrir com terra e até 5 a 6 cm de altura. Em seguida, é só semear ou plantar o que quiser.

As crianças adoram criar coisas usando suas próprias mãos. Jardinagem é uma atividade muito interativa e envolvente que deixa as crianças felizes e além disso as ensina mais sobre alimentos saudáveis, plantas e muitas outras coisas.

Existe melhor maneira de mostras as crianças a importância da natureza, dos alimentos do que deixá-los plantar e eles mesmos cuidarem do que plantarem? Não. Além disso, isso as diverte e ajudam no desenvolvimento das mesmas. E o melhor, é fácil, eles podem plantar em um jardim, em um vaso, em um cubículo de terra.

Jardinagem para crianças - vasos
De qualquer modo, as crianças irão gostar de ver os “frutos”de seu trabalho. Comece com algo pequeno, floreiras ou outros recipientes, por causa do seu pequeno tamanho pode vir a ser uma decoração de luxo para jardins. Caso preferir use caixinhas de leite ou coisa parecida, corte seu topo e use-os como plantadores.

Jardinagem para crianças - Floreira
Deixe uma área onde as crianças podem escavar, mesmo após o plantio. Isso é muitas vezes a parte favorita da jardinagem para crianças. Procure por minhocas juntos!

Compre ferramentas para crianças em uma loja de brinquedo ou coisa parecida. Pás, caminhões de brinquedo e afins serão bem-vindos. Tente encontrar ferramentas que pareçam reais, assim as crianças vão se sentir como verdadeiros jardineiros. Não tem dinheiro para comprar? Colheres de plástico funcionam muito bem em floreiras.

As crianças adoram coisas exageradas, então plante flores enormes, como o girassol, vegetais e plantas pequenas, como o tomate. Plante flores perfumadas ou ervas como peônias, lavanda, menta ou abacaxi. Mostre a seus filhos como esfregar as ervas entre os seus dedos para obter um aroma muito bom.

Jardinagem para crianças - Natureza em evidência
Ensine aos seus filhos sobre o adubo, como o mesmo é importante e como deve ser usado. Jogue cascas de frutas, borras de café, sacos de chá, cascas de ovos ao redor da plantação. Quando todos eles ficarem pretos (isso vai demorar vários meses), você poderá misturá-lo com terra e usar isso para um novo adubo. Não se esqueça de usar as luvas.

A jardinagem dá às crianças um sentido de responsabilidade e realização, pois elas precisam crescer cuidando do jardim, enquanto o mesmo também cresce, o que lhes permite aprender sobre o meio ambiente.

Leve seus filhos para visitar lugares onde as plantas crescem, berçários, viveiros ou qualquer tipo de lugar onde a natureza está em ótima evidência. Deixe-os explorar o local, converse com eles sobre as diferentes exigências que o mundo vegetal exige, como o tipo de solo, sol e a água suficiente para se ter uma vegetação saudável.Fale também sobre tesouros naturais como pássaros, abelhas e até mesmo as flores. Se possível tenha pássaros em seu quintal dentre o jardim, conte histórias sobre o mesmo, as crianças estão sempre abertas a novas descobertas, cultive a sua curiosidade.

Jardinagem para crianças - Natureza em evidência
Caso em seu quintal tenha espaço mas não tenha terra para plantio, compre, faça um espaço, pode ter certeza de que isso ajudará e muito no crescimento e no desenvolvimento de seu filho.

Como as crianças são na maioria ansiosas, comece plantando sementes de rápida germinação, depois parta para sementes e ou plantas que demoram para crescer. Assim elas ficarão felizes ao ver o resultado relativamente rápido de seu trabalho e terão mais vontade ainda de continuar plantando. Certifique-se de incluir as crianças no processo de seleção do que será plantado.

Escolha plantas que vão animar os sentidos. Como por exemplo girassóis, ervas aromáticas como já foi dito, plantas ornamentais. Procure plantar plantas que são nativas de sua região. As plantas nativas irão fornecer melhor alimento para pássaros e outros tipos de animais, assim seus filhos irão se surpreender quando forem ver o jardim e se depararem com pássaros e outros tipos aves ou animais.

Lembre-se, procure sempre deixar a área limpa, assim você evita que animais peçonhentos fiquem ali e assim também evita que seu filho tenha limitações na hora de plantar pelo medo de algum “risco”.

Se preferir, adicione animais, como tartarugas, coelhos e outros tipos de animais que você encontra em qualquer petshop. Não se esqueça de colocar água, até mesmo uma bacia com água em um lugar elevado serve para os pássaros saciarem sua sede.

Jardinagem para crianças - Pássaro
Nunca use fertilizantes químicos tóxicos, herbicidas e pesticidas. Quando necessário, procure usar alternativas naturais. Pratique uma boa higiene, quando se trata de jardinagem, ficar sujo é metade da diversão para as crianças. Assegure-se de que elas tomem um bom banho após o trabalho no solo, uma vez que o mesmo pode conter uma variedade de contaminantes, incluindo produtos químicos ou bactérias que podem vir a ser prejudiciais.

Incentive as crianças para que elas façam a maior parte de todas as tarefas na jardinagem, mas esteja atento ao limite delas, dê ajuda quando necessário. Tome cuidado para não ser cuidadoso demais, isso pode atrapalhar, faça com que elas sintam que o jardim é realmente delas.

Visite o jardim com seus filhos todos os dias, tenha certeza de que tanto você quanto ele não irão perder a recompensa por tanto trabalho: flores, animais, borboletas se alimentando com o néctar das flores, joaninhas e muito mais.

Jardinagem para crianças - Borboleta
Aproveite esses momentos para ensinar, se você ver um besouro toque-o e quando ele se encolher dentro de seu corpo, explique que esse é o modo de defesa do mesmo. Se os seus filhos fizerem perguntas das quais você não pode responder, procure as respostas junto com eles. Visitar a natureza ou até mesmo uma busca na internet pode ser parte da viagem para a descoberta.

Incentive as crianças a mostrarem o jardim para seus amigos e também familiares. Com isso, eles irão sentir orgulho do que fizeram. Por fim faça reflexões de todas as experiências que tiveram, fale sobre tudo o que aconteceu, o que foi visto e assim por diante. Não se esqueça de fazer filmagens e tirar fotografias. Todas essas ações irão reforçar o que foi aprendido e desfrutado, além de servirem como recordação para toda a vida.

Publicidade

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também