11:18

História da NFL – National Football League

Publicidade NFL é uma liga profissional de Futebol Americano. Teve seu início no ano de… mais »

Publicidade

NFL é uma liga profissional de Futebol Americano. Teve seu início no ano de 1920, sob o nome de American Professional Football Association.
 
No começo da APFA alguns clubes foram a falência e assim deixando a liga, a competição só voltou a se estabilizar depois da 2º Guerra Mundial a NFL então cresceu muito em termo econômico.
 
O único time que está desde do início é o Green Bay Packers. Em 1960 uma nova liga para competir com a NFL foi criada, a AFL American Football League, foi um caro investimento, a rivalidade entre as duas durou até 1966 quando anunciaram a Fusão das duas ligas. E foi ai tiveram a idéia de criar o SuperBowl, a grande final da NFL. Com o SuperBowl a audiência e o número de pessoas que iam ao estádio aumentou. Através disso o esporte se tornou mais popular do que já era, e tornou-se um negócio rentável para muitas empresas – através do patrocínio – e para os próprios clubes e jogadores.
 
Hoje em dia a NFL tem hoje 32 equipes divididas em 2 conferências, sendo a Nacional e a Americana. Dentro dessas conferências existem 8 divisões, 4 divisões para cada conferência.
 
A temporada regular da NFL começa em Setembro e termina no final de Dezembro, ao todo são 17 semanas. Cada time disputa 16 jogos tendo uma semana em que folga, assim não jogando em certa rodada. Depois desses 16 jogos vem os Playoffs uma espécie de mata-mata, 6 times de cada conferência se classificam para os playoffs. Os playoffs tem 3 semanas de duração, ao fim sobram 2 times e esses dois times vão para a final, O Grande Superbowl e ali em 4 quarters (tempos) se decidi o Campeão.
 
O Futebol Americano apesar do nome não é só conhecido e jogado nos EUA, a NFL é transmitida em todo o Mundo. No Brasil existem vários campeonatos de Futebol Americano: Carioca Bowl, Liga Paulista de Flag,Touchdown são exemplos. O Brasil apesar de não ter muita história nesse esporte possui até uma Seleção Brasileira.
 

Publicidade

O melhor jogador da história da NFL para muitos é Joe Montana. Joe fez sucesso em sua carreira conquistando 4 Superbowls com o time 49ers, foi eleito jogador MVP – o mais badalado do campeonato – em 3 finais, era um jogador calmo, seu apelido era Joe Cool, um de seus destaques eram de fazer o seu time virar o jogo sempre no último quarter – tempo – foram 31 vitórias assim, umas dessas no grande SuperBowl edição 23º no ano de 1989 no jogo 49ers x Cincinatti Bengals, o jogo terminou 29×16 para o 49ers. Ele foi selecionado 8 vezes para o Probowl que seria o AllStar game da NFL.
 
Escrito por Moyses Cristiano.

Publicidade

Compartilhe:

Curta-nos:


Leia também